Tentar traduzir as emoções e experiências das suas viagens em fotografias de qualidade pode ser um desafio. É preciso mais do que belos cenários para atingir um bom resultado. Abaixo, elencamos os principais pontos que ajudam a criar uma foto de viagem impressionante.

Composição

A composição é uma das bases para se tirar boas fotos de viagem.

A maneira como você enquadra sua imagem proporciona àqueles que não estão viajando com você a oportunidade de ver o ambiente através de seus olhos, e, potencialmente, experenciar as mesmas sensações.

Procure combinações de cores interessantes; eventos impactantes; fique atento à iluminação, às configurações de disparo de sua câmera, etc. Não se esqueça de técnicas como a Regra dos Terços para tornar a foto mais atraente e equilibrada visualmente.

Perspectiva

Imagine uma montanha. Apesar de todos sabermos que se trata de uma paisagem com altura bastante elevada, não temos uma real noção desse tamanho apenas com uma foto.

Se incluirmos uma pessoa em primeiro plano, por exemplo, a noção de escala será muito mais realçada. Dessa forma, quem observa a foto saberá muito mais detalhadamente sobre as dimensões do ambiente retratado.

dicas fotos de viagem

Luz

Tente se organizar para tirar suas fotos em horários com boa iluminação (isso pode variar de acordo com o seu objeto de interesse a ser retratado).

De maneira geral, procure capturar as imagens durante a hora dourada, que proporciona ótimos resultados para basicamente todas as composições.

Caso você queira saber mais sobre esse tema, leia nossa matéria: Melhores momentos para se fotografar ao ar livre.

Balanço de branco

Você já tirou alguma foto e percebeu que os tons de cor dela não estavam iguais aos do ambiente retratado? Entender como utilizar corretamente o balanço de branco fará com que você tire fotos mais realistas e profissionais.

Existem diversas configurações manuais para o balanceamento de branco em uma câmera fotográfica. Cada uma específica para determinada condição de iluminação.

De maneira geral, ao fotografar no formato RAW, é possível ajustar facilmente o balanço do branco no software de pós-processamento posteriormente. Isso acontece porque a imagem original permanece intacta e não processada pela câmera.

Sendo assim, defina o balanço de branco automático (AWB) e tire suas fotos normalmente. Na maioria das vezes sua câmera vai acertar com precisão a temperatura de cor do ambiente. Caso isso não aconteça, basta abrir a foto no photoshop ou lightroom e fazer os ajustes manualmente.

Caso queira se aprofundar neste assunto, leia nossa matéria Entendendo o Balanço de Branco na fotografia.

Equipamentos

  1. Tripé: Sempre será útil a depender do tipo de imagem que você deseja capturar e seu respectivo tempo de exposição. Priorize por modelos compactos e facilmente dobráveis, para que você possa transportar sem dificuldades.
  2. Filtros: Seja para proteger a lente de sua câmera, seja para conseguir capturar os mais variados tipos de imagens, leve consigo alguns filtros. Os principais são: UV, Polarizador e ND. Você pode saber detalhadamente sobre o que cada um faz nessa matéria: Filtros para lentes fotográficas, um guia completo. 
  3. Adaptador: Não se esqueça de pegar um adaptador de energia para o local que você estiver visitando (para garantir que você possa carregar a bateria da câmera).
Transforme imagens em quadros

Fonte