Não existe um momento “ruim” para tirar fotos ao ar livre, mas, definitivamente existem algumas condições mais favoráveis ​​que podemos explorar para conseguir composições mais completas e satisfatórias.

Nessa matéria vamos detalhar os melhores (e piores) momentos para tirar fotos ao ar livre. Além disso, compartilharemos ótimas dicas técnicas para quando a luz do ambiente não estiver a seu favor.

Com esse conhecimento adquirido você poderá tirar ótimas fotos independentemente do contexto.

1. Hora dourada (Golden Hour)

A Hora Dourada, na verdade, se refere a dois momentos: logo após o sol nascer e antes dele se pôr. Evidentemente, o céu deve estar relativamente claro, sem nuvens bloqueando o sol.

Nessas horas, há uma emissão de luz mais quente, avermelhada. As cores são mais vibrantes e o céu apresenta um belo gradiente de tons. Esse momento combina com basicamente todos os estilos fotográficos.

Isso acontece por causa da atmosfera, que atua como um grande difusor dos raios solares.

Quando o Sol está em seu ponto máximo no céu, a luz viaja por pouca distância para penetrar nas primeiras camadas da Terra. Em contrapartida, quando o Sol está na linha do horizonte, seus raios percorrem uma distância muito maior para atingir a atmosfera.

Em outras palavras: a luz viaja muito mais longe quando o sol está baixo, o que resulta em um forte efeito de difusão. E isso, por sua vez, produz uma luz mais suave.

Além disso, quando a luz viaja pela atmosfera, ela é espalhada por diferentes partículas de ar e seu espectro azul é o mais fortemente afetado. Dessa forma, a luz mais azulada raramente chega até a superfície, forçando o vermelho a predominar. É por isso que temos cores muito mais quentes e vibrantes nesse contexto.

Lembre-se que essa condição de iluminação é passageira, durando em torno de 15 a 30 minutos em cada momento.

É por isso que é importante chegar no local bem antes da “hora dourada” acontecer de fato. Planeje as fotos que deseja tirar; saiba exatamente que horas o sol nasce / se põe; e certifique-se de conferir em que direção a luz estará apontando com maior intensidade.

Dessa forma, você conseguirá aproveitar ao máximo esse momento incrível.

tirar fotos ao ar livre; golden hour

2. Hora Azul (Blue Hour)

Ela não é tão conhecida como a hora dourada, mas ainda sim é um ótimo momento para fotografar ao ar livre.

A hora azul acontece antes do sol nascer e após o por do sol. Ela é caracterizada por ser uma luz muito suave, porém de baixa intensidade. Como resultado, as fotos apresentam tons mais azulados, que estão diretamente relacionados a sensações de relaxamento, tranquilidade.

Mas temos algumas ressalvas: se você desejar capturar imagens limpas e sem ruído, precisará de um tripé. Além disso, a falta de luz limitará sua capacidade de fotografar alguns assuntos, principalmente aqueles em movimento.

tirar fotos ao ar livre; blue hour

3. Dias nublados

Embora seja verdade que a iluminação nublada não seja tão “dramática” ou colorida quanto as da hora dourada ou azul, ela apresenta alguns pontos importantes.

As nuvens atuam como um difusor de luz gigante, tornando as sombras menos visíveis e a iluminação mais uniforme. Isso gera um realce muito grande nas cores dos objetos a serem retratados.

Fotografias macro, paisagens “sombrias” e retratos costumam ter ótimos resultados nesses momentos.

dias nublados; retrato

4. Meio dia

Recomendamos evitar tirar fotos ao meio dia.

Quando o Sol está nessa posição, seus raios são muito direcionais e a luz sofre pouca difusão. O resultado são sombras intensas, gerando fotos com saturação inferior e menos realçadas.

Entretanto, justamente pela existência dessas sombras que você pode aproveitar o momento e tirar fotos da rua. Talvez seja a única situação que seja interessante de fotografar nessa condição de iluminação.

Dependendo da sua intenção, as sombras podem promover um ar de mistério e solidão em suas composições.

Vale ressaltar que muitas vezes você desejará transformar essas imagens em preto e branco, para que possa se livrar das cores empobrecidas que esse momento proporciona.

Além disso, também é importante mencionar que fotografia de rua pode ser feita em praticamente qualquer contexto.

fotos ao meio dia

Conclusão

Agora que você terminou este texto, você sabe qual é o melhor momento para tirar fotos ao ar livre – dependendo do tipo de imagem que você procura.

Em resumo:

A hora dourada é excelente para a maioria dos gêneros de fotografia.

A hora azul combina bem com paisagens (desde que você tenha um tripé).

Dias nublados são versáteis, sendo boas opções para fotografar objetos e retratos.

Evite ao máximo a luz do meio-dia, a menos que você fotografe paisagem urbana.

Fontes