Como é o mercado de trabalho para fotógrafos

Quem não gosta de fotografar? A câmera fotográfica nunca foi tão acessível quanto é hoje. Essa prática conquista diariamente o coração de milhares de pessoas. Elas desenvolvem esse hobby e, de repente, ele se torna uma profissão. Se você se encaixa nesse perfil esta matéria é para você, pois hoje vamos falar sobre o mercado da fotografia.

Este mercado, assim como as áreas de comunicação e design, é absurdamente diversificado, pois pode ser utilizado em qualquer tipo de empreendimento. Vai da sua afinidade com uma das ramificações ou o que o destino lhe proporcionar para se encaixar no mundo como empregado ou empreendedor.

Antes de se lançar em oportunidades para fotógrafos, é importante aprender a usar bem todos os recursos que uma câmera profissional pode oferecer. Desde ajustar a prata até controlar a velocidade do obturador. Contudo, isso é uma arte que exige do observador um olhar sensível para tudo que o cerca. O site do Instaarts tem diversos tutoriais que ensinam dicas básicas de como capturar e tratar suas imagens.

https://instaarts.com/10-ideias-para-fazer-macro-fotografias-incriveis-sem-sair-de-casa/

Defina se quer trabalhar sozinho ou em grupo. Se você quer seguir a carreira artística é mais interessante ter trabalhos solo, agora se você quer fotografar eventos grandes será melhor ter mais pessoas para que você não perca nenhum acontecimento.

Tenha foco

Se especialize em um tipo de fotografia. De preferência aquela que te dê mais prazer. Você gosta de ambientes fechados ou ao ar livre? Quer retratar pessoas? Se sim, em que situação você mais gosta de reparar nelas? Faça perguntas como essas a si mesmo e encontrará o seu nicho.

Estas são as áreas de trabalho mais comuns:

  • Artística
  • Moda;
  • Gastronomia;
  • Arquitetura;
  • Decoração;
  • Festas e eventos;
  • Turismo;
  • Paisagens urbanas;
  • Paisagens noturnas;
  • Natureza;
  • Família;
  • Publicidade;

A sua vitrine

Tenha um portfólio. Expôr as suas fotografias é fundamental para que você consiga fechar negócios. Então crie um site onde você tenha todas as suas principais obras com descrições das motivações que o levaram a produzir elas.

Porém, ter um site não significa ser visto por muitas pessoas. Você precisa divulgar seu portfólio em redes sociais e principalmente fazer um network, ou seja, falar pessoalmente com potenciais consumidores e criar contatos. Você também pode buscar as empresas que mais te atraem e mandar seu portfólio para elas tanto cara a cara quanto pelo telefone ou internet.

Se tornar conhecido não é uma coisa fácil. Busque apoio de pessoas que já são famosas e se envolva com elas de alguma maneira. Ter um blog de notícias em seu portfólio pode atrair mais visualizações e consequentemente mais vendas.

Tendências do mercado

Uma coisa importante de se ter em mente é que o seu retorno financeiro vai depender muito dos clientes que você alcançar.

A impressão fotográfica em fotocabines é uma tendência forte nos últimos anos. Todos os eventos grandes, hoje em dia, oferecem a impressão na hora do evento e isso tem gerado lucros significativos para fotógrafos.

A concorrência está sempre aumentando como em qualquer área. Enquanto diminuem as vagas efetivas para fotógrafos, as faculdades e cursos já formaram mais um milhão de pessoas, sem contar os que fazem ensino à distância.

Procure oferecer um diferencial em seus trabalhos como impressões diferenciadas em materiais como o metacrilato. A empresa Instaarts pode te ajudar já que são os líderes do acrílico no Brasil quando o assunto é revelação de imagens.


Fonte

India Today