Para iniciantes em fotografia de retrato, pode ser desafiador e demorado conceber novas ideias para suas sessões, ainda mais se o estilo te parece limitado. Entretanto a fotografia de retrato não é limitada, ela é uma das formas mais cativantes de capturar a essência única de uma pessoa. Basta usar a criatividade para elevar seus retratos e explorar uma variedade de estilos, técnicas e abordagens.


Fotografia de Retrato com Closes

1. Básico

Começando pelo mais básico, enquadre rosto e ombros, focando em características chamativas da modelo como sardas, maquiagem, acessórios, iluminação ou expressão facial.

fotografia de retrato fundo azul

2. Mais close

Você pode fechar o close um pouco mais, cortando partes do rosto e focando em outras regiões, enquadrando lábios, sorriso, olhos, sobrancelhas, orelha, entre outros.

fotografia de retrato rosto

3. Ainda mais close

Agora apenas a característica em questão estará enquadrada, o quadro não dividirá a atenção com mais nada. Você pode usar as mesmas áreas da dica acima, os isolando e destacando um ponto interessante deles.

fotografia de retrato olho


(Des)Contato Visual

1. Contato

Falando de olhos, a presença do contato visual pode impactar, alegrar ou instigar a composição, explorando sempre os olhares e expressões que mais se destacam no modelo.

fotografia de retrato contato visual

2. Descontato

A falta de contato visual é um elemento pouco usado em fotos de retrato, mesmo sem o contato, ainda é possível despertar empatia, alegria ou tristeza, o importante é explorar as diferentes possibilidades.

fotografia de retrato


Fotografia de Retrato com Filtros

1. Filtros de Luz

Os filtros de luz podem te ajudar a mudar totalmente o ambiente ou quem sabe apenas um feixe de luz diferente sobre os olhos.

fotografia de retrato cores luz

2. Filtros de Câmera

Quer que a foto pareça mais velha ou que tenha alguma textura, um filtro de lente pode te ajudar muito, filtros preto e branco também podem acentuar algumas características.

fotografia de retrato noise

3. Basta ser Translúcido

Basta o objeto ser translúcido, dependendo, você pode testar mais de um, seja na fonte de luz ou na lente da câmera, quanto mais opções melhor. Pode ser um vidro riscado ou até mesmo uma gelatina.

fotografia de retrato vidro


Fotografia de Retrato com Sombras e Silhuetas

1. Sombra do Modelo

Pode ser uma foto só da sombra do modelo, ou interagir com a sombra como um segundo elemento.

fotografia de retrato sombras

2. Sombra no Modelo

Aqui podem ser sombras geométricas, alguns objetos cobrindo o modelo ou partes do modelo.

3. Silhueta da Modelo

A pose é essencial para passar a ideia que você deseja, então escolha bem, pois cada curva da silhueta conta. Mesmo sendo uma foto de retrato, a silhueta pode ser a marca registrada do modelo.

4. Silhuetas e Modelo

Podem ser silhuetas em primeiro plano ou em um plano de fundo, brinque com as formas e desenho que eles podem fazer.


Fotografia de Retrato com Cenários

1. Fundo monocromático

Um fundo branco nem sempre valoriza a vestimenta, a pele ou a sensação que a modelo transmite, por isso é interessante usar cores e tons diferente, tanto claros quanto escuros, mas sempre com um propósito, como realçar a maquiagem ou vestimenta da modelo.

2. Fundos criativos

Pode ser um mosaico, formas geométricas, texturas, cores diferente no mesmo fundo, elementos pendurados ou até mesmo luzes, use oque você tiver ao seu favor, combinando elementos para enriquecer a foto.

fotografia de retrato fundo criativo

3. Ao ar livre

Parques, praias, florestas, cidades, ruas, casas, tudo aquilo que for fora de um estúdio, mas lembre-se das condições e desafios que esses ambientes proporcionam, como variação da luz do sol, reflexos, muita informação de fundo, vento, clima, animais de estimação, entre outros. Tente usar cada uma dessas coisas ao seu favor.

fotografia de retrato flores


Objetos e Natureza

1. Reflexos

Não são só os espelhos que refletem, algumas superfícies como janelas, vidros, água ou metais podem ser uma ótima adição a sua obra, seja uma foto apenas do reflexo ou o reflexo combinado com a modelo, faça o que você achar mais interessante.

fotografia de retrato reflexo copos

2. Vestindo ou segurando

Bijuterias espalhafatosas ou delicadas, perucas, flores, animais, frutas, bolas de vidro, crânio, ferramentas ou qualquer item que adicione personalidade na foto de retrato.

fotografia de retrato modelo bola de cristal

3. Interagindo

Algumas fotos podem indicar interação com os objetos, como jogando algo para o alto, interagir com o pano de fundo, segurar um animal de estimação, esconder alguma parte do rosto ou do corpo, deitar em cima de algo, tudo isso abre um leque de possibilidades.


Movimento e Tempo

1. Borrão de Movimento

Com o obturar aberto por mais tempo, o movimento produz um borrão, seja da modelo, ou dos objetos ao redor, mas tome cuidado para não borrar demais, a não ser que seja proposital.

2. Parado no tempo

Com a alta velocidade do obturador, os movimento são capturados e congelados, como se o modelo tivesse parado no tempo.

fotografia de retrato estática

3. Luzes Borradas

Com o obturar aberto por mais tempo, você pode deixar a modelo parada enquanto brinca com as luzes ao redor, ascendendo e piscando ou em movimento.

4. Dupla exposição

A técnica de dupla exposição combina elementos de duas imagens em uma. Você pode criar narrativas visuais com essa técnica usando os elementos que desejar.


Conclusão

A fotografia de retrato é uma jornada emocionante de autoexpressão e conexão com os outros. Não imposta se está com uma câmera profissional ou com o celular, você quem faz acontecer. Ao explorar essas ideias criativas, você está equipado para criar retratos que vão além do convencional, capturando momentos e emoções de maneiras únicas. Combine técnicas diferentes e objetos de observação diferentes. Lembre-se de que não há limites para a sua criatividade, então continue experimentando e encontrando novas formas de contar histórias através das lentes da fotografia de retrato.


Leia Também