fbpx

Atendimento: 11 4612-6019 | 4612-3157 | WhatsApp: 11 96253 3293

O laboratório de arte contemporânea

Como tirar fotos nítidas

Se há uma coisa que você precisa acertar consistentemente é tirar fotos nítidas.

Nem mesmo softwares de pós processamento como o Photoshop podem corrigir imagens borradas. Felizmente, existem muitas ferramentas à disposição para garantir que cada uma de suas fotos tenha a nitidez perfeita.

1. Abertura

A abertura afeta a nitidez da imagem de várias maneiras.

Para isso, é importante decidir qual profundidade de campo você deseja. Uma grande abertura, como f/2.8, criará uma profundidade de campo muito rasa, enquanto uma pequena, como f/11, criará uma profundidade mais profunda.

Normalmente, aberturas de f/11 ou f/16 são adotadas para fotografias de paisagem, mas há uma limitação para essa regra.

É importante observar que, muitas vezes, aproximar os tamanhos de abertura de f/16 ou f/22 pode fazer com que uma imagem pareça menos nítida devido à difração da lente. O mesmo VALE para uma lente que possui uma abertura de f/1.8 — você pode descobrir que ela é realmente mais nítida em f/2.8 ou f/5.6 do que em f/1.8.

Cada lente tem diferentes pontos ideais, por isso é uma boa prática fotografar com diferentes tamanhos de abertura e aprender as capacidades do seu equipamento, mas, conforme dito, os valores mínimo e máximo de abertura geralmente são os menos nítidos.

2. Velocidade do obturador

A velocidade do obturador é muito importante para criar uma imagem nítida.

Tente evitar ir abaixo de 1/125 de segundo. Raramente somos capazes de ter mãos firmes o suficiente para fotografar em qualquer velocidade mais lenta do que essa sem a ajuda de um tripé.

Outra dica ao fotografar com a câmera na mão é garantir que a velocidade do obturador seja igual ou maior que a distância focal de sua lente. Por exemplo: se você estiver com uma lente de 200 mm, o ideal é que a velocidade do obturador seja de 1/200 de segundo ou mais para reduzir o risco de perda de nitidez.

Velocidade do Obturador

3. ISO

Mudar o ISO da câmera altera a sensibilidade do sensor à luz.

Ao aumentá-lo (principalmente em cenários com baixa disponibilidade de iluminação), você também aumenta a granulação ou ruído em sua imagem, o que pode fazer com que pareça pouco nítida. Como regra geral, é melhor manter o ISO o mais baixo possível para evitar esse problema.

Se você quiser saber mais sobre o Tripé Expositivo, leia a matéria a seguir:

Variação de ISO | Via Fstoppers

4. Tipos de lentes fotográficas

Lentes de melhor qualidade produzirão fotos mais nítidas.

A fotografia pode ser um hobby caro e existem produtos para todos os gostos. Os produtos mais caros, no entanto, são geralmente melhores, compreendendo mais qualidade de construção e óptica superior para imagens mais nítidas.

As lentes fixas (ou seja, 24 mm, 50 mm, em oposição às lentes de zoom, como 24-70 mm) também devem produzir imagens mais nítidas devido à sua construção mais concisa, eliminando a necessidade de várias partes móveis exigidas pelas lentes de zoom.

5. Estabilização de imagem

Muitas câmeras hoje em dia têm estabilização de imagem embutida, o que permite a criação de fotos mais nítidas em condições de iluminação abaixo das ideais.

Mas não são apenas as câmeras que possuem essa propriedade. A estabilização de imagem baseada na lente permite uma experiência muito mais "suave" ao fotografar. Mais comumente presentes em lentes de distância focal maior, seus resultados muito mais nítidos.

Se sua lente tiver um recurso de estabilização de imagem (geralmente um botão de alternância na lateral), certifique-se de ativá-lo para reduzir a trepidação da câmera.

6. Tripé

Os tripés são essenciais para fotografar em condições de pouca luz que podem exigir uma velocidade do obturador inferior a 1/125 de segundo. É sempre bom ter um com seu kit de fotografia, pois você nunca sabe quando pode precisar usá-lo.

Ao escolher um tripé, leve em conta suas necessidades e à qualidade de construção.

Os modelos mais leves são mais propensos a caírem com eventuais ventos fortes (mas podem te ajudar no deslocamento). Lembre-se de que aqueles com melhor acabamento terão uma vida útil maior.

Tripé

Elementos que interferem na nitidez das suas fotos

1. Névoa atmosférica

Ao fotografar ao ar livre, você pode perceber que um assunto distante está mais desfocado do que o esperado.

Isso provavelmente se deve à luz ultravioleta que irradia pela atmosfera, o que pode criar um efeito nebuloso distinto que os sensores das câmeras geralmente conseguem bloquear.

Um filtro UV reduz muito esse impacto, garantindo fotos nítidas mesmo nos dias mais claros ou nublados.

Além desse benefício, ele pode atuar como um elemento de proteção para sua lente de eventuais riscos.

2. Reflexos

Basicamente tudo que gera um reflexo, como água ou superfícies metálicas, prejudicam a capacidade da sua câmera de capturar contraste e saturação em sua imagem – ambos elementos-chave de uma foto nítida.

Adicionar um filtro CPL permite que você fotografe superfícies reflexivas e recupere esses detalhes vitais.

Enquanto alguns fotógrafos tentam reduzir esse efeito no Photoshop, um filtro CPL corta a luz refletida desde o início, o que significa que sua câmera capturará realces, sombras e contraste extras.

Se você quiser saber mais sobre tipos de filtros fotográficos, leia a matéria a seguir:

CPL filter; fotos nítidas
Transforme imagens em quadros

2023-01-17T11:34:48-03:00

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo