Todos estamos familiarizados com histórias de filmes ou livros, mas a fotografia também é uma ótima ferramenta para transmitir narrativas. Como veremos a seguir, fotos podem nos levar a grandes jornadas e reflexões.

Narrativa fotográfica

A narrativa fotográfica nada mais é do que contar uma história a partir de uma ou várias fotos.

Como a “história” através da fotografia é estática, é necessária bastante criatividade por parte de quem fotografa para captar a atenção do espectador. Para isso, é extremamente importante delimitar uma mensagem e transmitir emoções, ou seja, buscar mecanismos que gerem uma conexão entre a imagem e quem a observa.

Seguindo as dicas abaixo você verá como é possível enriquecer suas fotos contando histórias através delas.

1. Pense na mensagem

O que você quer transmitir com sua(s) foto(s)? A mensagem principal – seja ela uma história, seja uma emoção – precisa estar clara e em destaque para quem for observar a imagem.

Caso seu estilo seja documental/fotojornalismo isso fica mais fácil. Basta retratar os eventos. Agora caso sua arte seja mais conceitual, é preciso tomar um pouco mais de cuidado para criar a narrativa.

A declaração de artista e sequência de disponibilização das imagens fará total diferença na hora de comunicar a mensagem principal.

Lembre-se: mais do que uma bela foto, as pessoas sempre vão privilegiar uma história para contar ao adquirir uma obra.

2. Estruture sua narrativa

Como será sua narrativa? Você vai contar uma história aberta ou fechada? Ela será contada por meio de uma ou várias imagens?

Para histórias fechadas, uma série de imagens costuma ser mais recomendado. Já que é possível estruturar uma narrativa linear por meio de uma sucessão de fotos. Você também pode fazer histórias abertas com mais de uma obra, por exemplo uma série de retratos que representem alguns personagens, deixando a história aberta à interpretação.

Mas imagens únicas costumam estar ligadas a histórias abertas, já que é bastante difícil exemplificar toda uma narrativa por meio de apenas uma única foto.

O mais importante é saber estruturar sua mensagem para transmitir a melhor narrativa possível.

3. Saiba como usar símbolos

Os símbolos são uma ótima ferramenta para contar histórias, evocando fortes emoções e ajudando a guiar o foco do espectador.

Alguns deles podem transmitir muitas informações, como animais, cores e objetos, já que muitas vezes estão associados a elementos do nosso cotidiano, como mitologias e sensações.

Lobos, por exemplo, ao mesmo tempo que transmitem uma sensação de selvageria podem transmitir a ideia de coletivo.

Portas e janelas, a depender de como estão dispostas (abertas ou fechadas) podem denotar liberdade, passagem, ou prisão, sufocamento.

Um determinado clima pode definir o tom emocional da imagem: sol e céu azul representam uma cena feliz; por outro lado, chuva costuma ilustrar um contexto triste.

Caso uma pessoa esteja sendo retratada, preste atenção em suas expressões faciais, posição corporal, afastamento/aproximação da câmera. Tudo isso impacta na transmissão da mensagem da foto.

narrativa fotográfica; Créditos: Sean Pierce

4. Entenda o impacto das cores

Saber utilizar as cores quentes e frias e explorar seus significados subjacentes pode ser muito útil para enriquecer sua narrativa fotográfica.

A depender da mensagem que você deseja transmitir, o uso das cores pode intensificar bastante o significado da foto. Sobre as quentes, temos a predominância de sensações como: paixão, entusiasmo e alegria; já as frias costumam transmitir a ideia de tranquilidade, solidão, frieza.

Lembre-se também de que as cores quentes são dominantes, ou seja, captam o olhar do espectador mais rapidamente. As frias normalmente ficam “recuadas”, gerando um efeito de contraste / desbotamento ao fundo.

Se você quiser entender mais detalhadamente sobre este assunto, leia nossa matéria Como fazer o uso correto de cores na fotografia?

Conclusão

A possibilidade de criar histórias originais com fotografias é enorme. Você pode experimentar diversos tipos de fotografia e transmitir mensagens de diferentes maneiras.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a explorar novas ideias e fornecido algumas bases para você ir adiante em suas narrativas fotográficas.

Transforme imagens em quadros

Fonte