É normal ficar confuso sobre quais combinações de cores aplicar em suas obras. Este é um tema muito importante, uma vez que o uso correto de cores na fotografia ajuda no direcionamento da atenção para o assunto desejado e, portanto, gera um ótimo efeito visual para a composição.

Separamos seis dicas que vão te ajudar a entender como utilizar as cores ao seu favor e, consequentemente, tirar fotos melhores.

1. Entenda sobre a roda das cores

Roda de cores

Para usar as cores na fotografia de maneira eficaz, é muito importante compreender o funcionamento da roda de cores. Ela é uma ferramenta útil que exemplifica suas melhores possibilidades de combinação.

Veja a imagem acima. São muitas possibilidades que você pode testar.

É bastante comum a utilização de cores complementares nas composições fotográficas. Para saber qual cor complementa qual, escolha uma no círculo e veja qual está em seu extremo oposto.

Por exemplo: o oposto do vermelho é o verde; do amarelo é o roxo; do azul é o laranja. Isso significa que, quando esses pares de cor estão presentes na foto, temos como resultado um ótimo efeito contrastante, com imagens vibrantes e harmônicas.

cores complementares na fotografia

Observe como o vermelho e o verde se contrastam gerando uma composição bastante atraente e agradável esteticamente.

2. Explore o uso de cores quentes e frias

Como cores quentes, temos como grandes exemplos vermelho, amarelo e laranja. Por outro lado, azul, verde e roxo são caracterizados como frios.

A depender da composição, teremos algumas cores dominantes. Elas possuem este nome porque captam nosso olhar mais rapidamente que as demais, normalmente sendo o ponto focal da cena.

Como dominantes, temos as cores quentes. Já as frias, normalmente ficam “recuadas”, gerando um efeito de contraste / desbotamento ao fundo.

Observe a diferença entre as duas composições a seguir: enquanto na primeira imagem o ponto vermelho aparenta estar à frente do fundo, na segunda o ponto azul aparenta ser um buraco (cor recuada).

cores quentes e cores frias
cores quentes e cores frias
cores quentes e cores frias

Observe como as rosas vermelhas, contrastadas pelo fundo azul, dão a impressão de “saltar” na tela.

3. Saiba a relação entre cores e emoções

As cores podem gerar um grande efeito em nossas percepções visuais.

Saber usá-las corretamente pode intensificar tanto emoções quanto significados para sua fotografia.

Por exemplo, um hospital abandonado – que normalmente transmite um ar assustador – não causará a mesma impressão se estiver iluminado pela luz solar durante a hora dourada. Em contrapartida, tons frios de azul – no mesmo local – podem transmitir uma sensação de angústia e solidão.

Observe a imagem abaixo e veja a impressão que o uso das cores te causa:

Créditos: Heather Milne

Créditos: Heather Milne

Para te nortear sobre o impacto nas emoções, selecionamos as principais associações feitas às seguintes cores. Essas conexões podem servir de alicerce na construção de uma mensagem na sua foto:

  • Vermelho – energia, paixão, raiva.
  • Laranja – calor, felicidade, entusiasmo.
  • Amarelo – alegria, simpatia, criatividade.
  • Verde – calma, natureza, crescimento.
  • Azul – serenidade, frio, tristeza.
  • Roxo – espiritualidade, mistério, luxo.

4. Experimente novas tonalidades

As cores na fotografia não são apenas sobre contrastes vibrantes.

Você também pode explorar diversas tonalidades de uma ou duas cores na cena para tornar sua composição interessante.

Alguns exemplos são: tons de verde e marrom em áreas de floresta; tons de azul num oceano com dia nublado.

Tonalidades

Conclusão

Agora você tem uma compreensão maior sobre como criar contraste nas suas imagens através do uso de cores complementares, dominantes e recuadas. Além disso, sabe como o uso de determinadas cores podem impactar na sensação transmitida pela foto.

Esperamos que essas dicas de fotografia possam te ajudar a criar composições mais equilibradas e com o máximo de apelo visual.

Transforme imagens em quadros

Fontes