Há uma abundância de opções de papel para escolher e às vezes pode ser um desafio decidir qual papel produzirá os melhores resultados para sua impressão. Sem dúvida a melhor opção é encontrar uma forma de ver pessoalmente os diferentes papéis para poder avaliar melhor a gramatura, a textura e o tom do papel, mas é claro que isso nem sempre é possível. Neste artigo, examinaremos alguns dos principais componentes que compõem vários papéis de belas-artes. Como sempre, se precisar de algum conselho, não hesite em entrar em contato.


Tipos de papel

No Instaarts estamos focados em estocar papéis e telas da mais alta qualidade da Hahnemühle e da Canson. Oferecemos dois tipos de papel:

  • Aqueles feitos de pano de algodão
  • Aqueles feitos de alfa-celulose

Vamos abordar cada um desses tipos de papel com um pouco mais de detalhes.

Papéis de pano de algodão

Como o nome sugere, os papéis Rag de algodão são feitos de fibras de algodão ou de uma porcentagem de algodão combinada com outros materiais. Por exemplo, o Hahnemühle Photo Rag 308 é feito de 100% algodão, enquanto o Hahnemühle Bamboo é feito de 10% de algodão e 90% de fibras de bambu.

Estes tipos de papéis proporcionam resultados excepcionais para impressão artística, pois a textura do papel combinada com a impressão em 12 cores com tinta mineral, é capaz de produzir uma aparência de obra de arte quase original. Os papéis Rag de algodão também são normalmente muito duráveis e têm excelente resistência ao envelhecimento.

Papéis Alfa-Celulose

Alfa-Celulose refere-se a papéis feitos de polpa de madeira de alta qualidade. Esses papéis foram refinados para remover o ácido e a lignina, garantindo que sejam capazes de atender aos padrões rígidos de durabilidade e resistência ao envelhecimento. Um exemplo de papel alfa-celulose seria o Hahnemühle German Etching ou o Canson Matte , que é um papel fosco e produz incríveis reproduções de obras de arte.

Os papéis de alfa-celulose são normalmente um pouco mais baratos que os papéis de algodão, mas a qualidade e o rendimento não são necessariamente inferiores. A imagem abaixo é um close do acabamento altamente texturizado do papel Smooth da Hahnemühle feito de 100% alfa-celulose.

papel fine art liso


Gramatura do papel

Outro componente importante dos papéis artísticos é a gramatura, medido em gsm ou “gramas por metro quadrado”. De modo geral, recomendamos uma gramatura entre 200 – 310 g/m² para impressão de belas-artes. Isso proporciona durabilidade e sensação premium, ao mesmo tempo que o torna adequado para fácil montagem.

Abaixo está um guia geral para diferentes gramaturas de papel para referência:

  • 60 – 100 g/m² – a gramatura de papel padrão para a maioria das impressoras domésticas – pense em uma típica folha de papel A4.
  • 110 – 140gsm – normalmente usado para pôsteres produzidos em massa. Frequentemente laminados para dar-lhes força e proteção extras, já que não são excessivamente resistentes sem eles.
  • 170 – 240 g/m² – também pode ser usado para pôsteres, mas ainda no lado leve para produção de belas-artes.
  • 250 – 310 g/m² – a gramatura perfeita para produções de impressão de belas artes. Sensação premium, agradável e resistente, ótima para montagem em molduras internas.
  • 320gsm+ – gramatura mais espessa que talvez seja mais adequada para cartões comemorativos ou convites premium do que para impressão artística.

Textura de papel

A textura do papel é sem dúvida um dos elementos mais subjetivos na hora de decidir qual papel escolher. Se imprimíssemos a mesma arte em Hahnemühle Photo Rag ou Hemp, você poderia até ter dificuldade em identificar com precisão as diferenças sem ser capaz de tocar e sentir o acabamento. Depois que o papel fica atrás do acrílico, as diferenças podem ser extremamente sutis.

Cada cliente tem pontos de vista ligeiramente diferentes, dependendo de suas preferências e circunstâncias. Por exemplo, um cliente que está comprando impressões para vender a terceiros pode preferir um papel de fibra de algodão macio para proporcionar aquela “sensação premium”. Outro cliente pode escolher um papel altamente texturizado apenas porque acha que um papel texturizado é mais apropriado para uma reprodução de uma obra de arte antiga. Não há realmente uma decisão certa ou errada aqui e teremos prazer em fornecer algumas orientações com base em suas necessidades.

A foto abaixo é o Hahnemühle Photo Rag. Este é um papel liso e fosco, mas como você pode ver, há uma leve textura visível.

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O acabamento do papel

Semelhante à textura do papel, o acabamento também é altamente subjetivo. Geralmente armazenamos papéis de belas-artes com acabamento fosco ou perolado, pois consideramos que essas são as opções mais populares e, ao mesmo tempo, produzem os melhores resultados.

Acabamento fosco

A maioria dos papéis de belas-artes tem acabamento fosco. Podem ter superfície lisa ou texturizada, mas têm um toque natural e não apresentam brilho, o que garante que não emitem nenhum reflexo de luz. Devido à natureza dos papéis artísticos, mesmo aqueles definidos como tendo um acabamento liso terão alguns elementos de textura quando manuseados em comparação com um papel pérola ou brilhante.

Os papéis com acabamento fosco são ótimos para qualquer tipo de impressão – seja uma fotografia de família, uma foto de uma paisagem florestal ou alguma reprodução de uma obra de arte original, geralmente você não pode errar. Ao comparar um papel fosco com um papel perolado ou brilhante, a principal coisa que destacamos é que os papéis foscos podem produzir cores um pouco menos vibrantes.

Definitivamente, existem imagens [normalmente fotografias que contêm cores vibrantes] que se destacam muito mais quando combinadas com um papel com acabamento perolado ou brilhante. Se você não tem certeza de qual é o mais adequado para sua imagem, entre em contato e teremos prazer em orientá-lo.

Acabamento perolado, acetinado ou luster

Existem diferenças sutis entre acabamentos perolados, acetinados e brilhantes. Todos são muito parecidos, mas o acetinado costuma ser um pouco mais brilhante em geral do que o perolado [geralmente chamado de semi-brilho]. Esses papéis são um bom meio-termo entre o papel fosco e o brilhante. Eles são realmente resistentes a impressões digitais e brilho quando comparados ao papel brilhante, mas ainda produzem cores vibrantes excepcionais.

Geralmente recomendamos esse acabamento sempre que um cliente deseja imprimir uma fotografia com cores vibrantes, mas está preocupado com o brilho ou com a possibilidade de outros clientes finais manusearem mal as impressões no futuro.

O Hahnemühle FineArt Baryta é um dos nossos papéis mais populares para clientes que procuram aquela vitalidade extra sem alto brilho.

Hahnemühle Photo Rag Baryta

Acabamento brilhante

Os papéis brilhantes são geralmente muito lisos e possuem uma superfície altamente reflexiva. São uma boa opção para produzir impressões de alto contraste com cores vibrantes, mas geralmente preferimos utilizar um papel com acabamento perolado para reduzir o brilho geral. Geralmente, também descobrimos que os papéis brilhantes são menos resistentes às impressões digitais em comparação com os papéis perolados, o que pode ser um desafio se você achar que as pessoas podem estar manuseando suas impressões (ou seja, se você estiver vendendo para outros clientes finais e estiver preocupado com o fato de eles lidarem mal com o trabalho em entrega).photogloss-premium-rc


Tom de papel

O último componente que abordaremos é o tom do papel. Geralmente, você encontrará tons de papel descritos em termos como branco natural, branco brilhante, off white, branco quente e assim por diante. Papéis com um tom branco mais natural ou quente normalmente terão um tom mais cremoso, enquanto o branco brilhante apresentará um acabamento branco mais pronunciado.

Às vezes, o tom do papel não desempenha um papel importante na impressão. Se você estiver imprimindo uma obra de arte com uma borda branca visível nas bordas, poderá ser mais seletivo quanto ao tom do papel, pois isso ficará mais visível na impressão final.

Geralmente os tons de branco natural, off-white e branco quente funcionam melhor para impressões que usam tons amarelos ou mais claros em geral. Isso ocorre porque os tons mais claros podem ser ligeiramente superados por um papel branco brilhante. Também tendemos a recomendar papéis branco natural ou branco quente para imagens de ambientes naturais, como uma floresta ou uma cordilheira, pois as próprias cores parecem mais naturais.

Papéis brancos brilhantes tendem a produzir um pouco mais de vibração nas cores, mas também funcionam bem para fotografias em preto e branco de alto contraste.


Amostras de papel

Temos uma caixa de amostras dos nossos papéis e outros acabamentos, como o metacrilato e o metalprint. Caso você queira ver de perto, apenas peça a sua caixa.


Custo do papel

Se você quiser saber quanto custa para imprimir cada um destes papéis ou mesmo saber quanto custa para imprimir em metal ou metacrilato, use a nossa calculadora


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