A perspectiva fotográfica é uma técnica que pode ser utilizada para criar imagens mais interessantes e cativantes. Com ela é possível transmitir a sensação de profundidade e tridimensionalidade em uma imagem, criando uma ilusão de realismo impactante.
O que é perspectiva fotográfica?
A perspectiva é uma técnica utilizada nas artes visuais para criar a ilusão de profundidade e tridimensionalidade em uma superfície bidimensional. Ou seja, mesmo sendo uma foto plana, impressa ou na sua tela, a perspectiva ajuda a aplicar um efeito tridimensional. Essa técnica é baseada na forma como os objetos aparecem aos nossos olhos e pode ser usada para criar imagens mais realistas e impactantes.
No caso da fotografia, ela pode ser criada de diversas formas, como pela escolha do ponto de vista, pela utilização de linhas e pontos de fuga, além da manipulação de profundidade. Tudo isso ajuda a criar a sensação de profundidade e tridimensionalidade na imagem.
Como utilizar a perspectiva fotográfica para criar imagens impactantes?
O ângulo da câmera em relação ao objeto pode mudar completamente a aparência da imagem. Caso você tenha algum tipo de lente angular, experimente exagerar a distorção que ela gera nas imagens. Por isso, experimente tirar fotos de cima, de baixo, de perto, de longe, na diagonal, etc. e veja como isso pode impactar a sua imagem.
Contudo, é importante utilizar linhas de fuga para criar a sensação de profundidade. Linhas diagonais dos objetos em cena, por exemplo, podem criar uma sensação de movimento e dinamismo na imagem, enquanto linhas paralelas podem criar a sensação de ordem e estabilidade, dando a sensação de uma imagem “chapada” ou fixa.
Por fim, a profundidade de campo também pode ser utilizada para criar a sensação de profundidade na imagem. Saiba usar o foco fotográfico ideal para destacar o objeto em primeiro plano, criando uma sensação de tridimensionalidade.
Ponto de Fuga
Ele é fundamental para que se entenda a profundidade da imagem, o ponto de fuga é o ponto de encontro para onde todas as linhas diagonais paralelas convergem, dando a sensação de afunilamento em alguma parte da imagem.
As linhas que convergem para o ponto de fuga são chamadas de Linhas de fuga. Elas que aumentam a sensação de afunilamento, pois convergem para o seu respectivo ponto de fuga. O entendimento desses elementos da perspectiva, permitem a visualização de ambientes em perspectiva.
Tipos de perspectiva fotográfica
Perspectiva Paralela
Na perspectiva paralela, as linhas de fuga deslocam-se apenas para um ponto. Os objetos da imagem nessa situação apresentam sua face frontal para o observador, preservando a linha do horizonte da imagem, além de dar a sensação de profundidade no centro da imagem, como um longo caminho ou estrada.
Perspectiva Oblíqua
Nesse caso o objeto fica com uma de suas arestas ou quinas voltadas para o observador, ou seja, em posição oblíqua, e suas linhas de fuga deslocam-se para dois pontos, geralmente um de cada lado da imagem. Nestes casos é fácil de perceber, pois nenhuma linha do objeto foi representada na horizontal.
Perspectiva Aérea
Essa perspectiva é similar a perspectiva oblíqua, mas aqui observamos o objeto de um ponto alto, criando um terceiro ponto de fuga, onde dois deles ficam na linha do horizonte e o terceiro é representado na vertical vindo de baixo.
Perspectiva de Contra Plano
A perspectiva de contra plano tem as mesmas características da perspectiva aérea, devido aos três pontos de fuga, mas a principal diferença está no nível baixo do observador, criando o terceiro ponto de fuga vertical na parte de cima da imagem.
Perspectiva Forçada
Essa perspectiva é uma das mais engraçadas e criativas, ela se baseia na interação, proporcionada pela perspectiva, entre elementos de diferentes planos da imagem, alterando a escala de itens com facilidade. Com isso, fica mais fácil criar ilusões de ótica que nos confundem ou nos divertem, misturando elemento do 3º plano com o 1º de forma criativa, além de criar uma narrativa fotográfica.
Conclusão
Como vimos, a perspectiva fotográfica pode ser utilizada de diversas formas para criar imagens impactantes e cativantes. Ao escolher o ponto de vista certo, utilizar linhas de fuga e manipular a profundidade de campo, é possível criar imagens que transmitam a sensação de profundidade e tridimensionalidade, criando uma ilusão de realismo.
Portanto, se você quer tirar fotos mais interessantes e impactantes, experimente utilizar a perspectiva como elemento de composição. Não tenha medo de experimentar e arriscar ângulos diferentes, desde fotos em ambientes externos até fotografia de retratos.
Por fim, lembre-se de que a fotografia é uma forma de expressão artística, e que a perspectiva é apenas uma das muitas ferramentas disponíveis para os fotógrafos. Portanto, não se preocupe em seguir regras ou fórmulas rígidas, experimente utilizar a sua criatividade para criar imagens que transmitam a sua visão de mundo.
Deixar um comentário