Não existe um momento “ruim” para tirar fotos ao ar livre, mas existem algumas condições favoráveis que podemos explorar para conseguir composições mais completas e satisfatórias, assim como as encontradas em fotos de paisagem. Para tirar fotos ao ar livre, existem momentos e técnicas que podem te ajudar a encontrar a foto ideal.
1. Hora dourada (Golden Hour)
A Hora Dourada se refere ao momento após o sol nascer e antes dele se pôr onde o céu deve estar relativamente claro, sem nuvens bloqueando o sol. A luz suave, quente e direcional da hora dourada traz ótimos efeitos e ajuda na fotografia, diferente da luz forte ao meio-dia, por isso, tanto profissionais quanto iniciantes preferem fotografar durante as horas de ouro. Esse efeito acontece por que a luz viaja mais longe quando o sol está baixo, resultando em um forte efeito de difusão, produzindo uma luz mais suave.
Portanto, lembre-se que essa condição de iluminação é passageira, durando de 15 a 30 minutos. Por isso é importante chegar no local bem antes da “hora dourada”. Planeje as fotos que deseja tirar, saiba exatamente que horas o sol nasce ou se põe e certifique-se de conferir em que direção a luz estará apontando com maior intensidade.
2. Hora Azul (Blue Hour)
Ela não é tão conhecida como a hora dourada, mas ainda sim é um ótimo momento para fotografar ao ar livre.
A hora azul acontece antes do sol nascer e após o pôr do sol. Ela é caracterizada por ser uma luz muito suave, porém de baixa intensidade. Como resultado, as fotos apresentam tons mais azulados, que estão diretamente relacionados a sensações de relaxamento, tranquilidade.
Mas temos algumas ressalvas: se você desejar capturar imagens limpas e sem ruído, precisará de um tripé. Além disso, a falta de luz limitará sua capacidade de fotografar alguns assuntos, principalmente aqueles em movimento.
3. Dias nublados
Embora seja verdade que a iluminação nublada não seja tão “dramática” ou colorida quanto as da hora dourada ou azul, ela apresenta alguns pontos importantes.
As nuvens atuam como um difusor de luz gigante, tornando as sombras menos visíveis e a iluminação mais uniforme. Isso gera um realce muito grande nas cores dos objetos a serem retratados.
Fotografias macro, paisagens “sombrias” e retratos costumam ter ótimos resultados nesses momentos.
4. Meio-dia
Mesmo que a luz do meio-dia seja geralmente considerada desafiadora devido à sua intensidade e sombras duras, pode ser aproveitada para fotografar paisagens e arquitetura com uma estética mais contrastante. Experimente capturar linhas, formas e texturas interessantes durante esse período e use sombras como elementos gráficos em suas composições.
5. Nascer e Pôr do sol
Além dos momentos dourado e azul, o nascer e o pôr do sol em si são momentos mágicos para fotografar. As cores vibrantes do céu e o contraste entre luz e sombra criam uma atmosfera única. Experimente capturar a silhueta de árvores, pessoas ou objetos em contraste com o céu colorido, ou crie reflexos impressionantes em corpos d’água.
6. Dias Chuvosos
Pode ser desafiador, mas fotos em dias chuvosos são momentos únicos e especiais para aproveitar as nuances de intensidade de chuva, espessura das gotas d’agua e reflexos em poças d’agua. Experimente capturar pessoas com guarda-chuva, respingos em pessoas ou objetos e reflexos nas poças.
Conclusão
Vimos que vários momentos podem ser aproveitados para tirar fotos ao ar livre, inclusive nos dias chuvosos. Como fotógrafo, você deve ter o olhar sempre atento para os efeitos proporcionados pelos diferentes ângulos e intensidade de luz ao decorrer do dia para aproveitar cada momento.
Lembre-se de ter cuidado com seu equipamento durante os vários momentos do dia, teste lentes diferentes, filtros diferentes, faça fotos de longa ou de curta exposição. Esteja aberto à criatividade e aproveite a atmosfera única que os momentos podem te proporcionar para capturar imagens originais e emocionantes, pois até mesmo na escuridão da noite você encontra luzes e atmosferas únicas.