A fotografia em preto e branco é um dos nichos do universo fotográfico mais populares, e também, um dos mais desafiadores.

Nessa matéria explicaremos como utilizar, qual impacto visual que esse estilo proporciona ao espectador e os elementos que compõem esse tipo de trabalho.

1. Mudança de perspectiva 

Quando as cores de uma imagem são removidas, a ênfase no olhar do espectador muda naturalmente para outros elementos da composição, tais como: luz, tonalidades, texturas, contrastes e, dependendo do objeto retratado, expressões / emoções.

Para muitos fotógrafos, esse estilo é bastante libertador, já que é possível enfatizar um assunto (passar uma mensagem) sem a “distração” de cores na cena. O mundo parece diferente em preto e branco.

Evidentemente, nem todas as boas imagens coloridas se traduziriam em boas imagens em preto e branco. O mesmo vale para o contrário. Tudo dependerá do contexto inserido na foto e a intenção por trás do artista.

2. Aumento na criatividade

Como o mundo é colorido, é seguro dizer que a fotografia em cores é mais realista e descritiva, enquanto imagens em preto e branco mostram apenas uma versão da realidade, que parece mais interpretativa e criativa.

Usando isso a seu favor, você pode “conduzir” o olhar do espectador para elementos realmente essenciais em sua composição. Ao tirar a cor, você remove tudo aquilo que o público está acostumado a ver e pode proporcionar novos significados / enfatizar outros pontos numa foto.

Por ser um processo mais elaborado, que exige um pensamento mais aprofundado na mensagem, fotografar em preto e branco pode ajudar bastante no desenvolvimento de sua criatividade, já que se faz necessário captar a atenção sem a ajuda de belas cores.

Se você quiser saber mais sobre composição, leia a matéria a seguir: Regras de composição fotográfica que você precisa conhecer

3. Melhoria no uso do espaço negativo

As áreas “vazias” da foto  (espaço negativo) são mais fáceis de serem realçadas com a fotografia em preto e branco, graças ao efeito de diminuição das distrações.

Nesse estilo, quem fotografa tende a se concentrar mais em áreas claras e escuras do quadro – e suas interconexões. Além desse melhor aproveitamento na composição graças ao jogo de luzes, o espaço negativo também auxilia na separação do assunto principal em relação ao restante, dando mais profundidade à imagem.

espaço negativo; fotografia preto e branco

Espaço negativo e os elementos do quadro são mais fáceis de visualizar quando vistos em preto, branco e cinza.

4. Atemporalidade

Cores mudam bastante, podemos citar diversos exemplos: roupas, carros, logotipos, arquiteturas.

Imagens coloridas, geralmente, possuem elementos datáveis. O mesmo não acontece com fotos em preto e branco.

Observe a foto abaixo. Quando você acha que ela foi tirada? Recentemente? 50 anos atrás?

fotografia em preto e branco
Transforme imagens em quadros

Fontes