Fotos de longa exposição podem parecer desafiadoras, mas muito gratificantes quando utilizadas as ferramentas certas e algumas técnicas úteis que ajudam a capturar e traduzir a beleza desse momento em uma foto. Confira aqui algumas dicas e truques que podem te ajudar e acelerar o seu processo de aprendizado para tirar fotos de longa exposição.


O que é uma foto de longa exposição?

Embora não haja uma definição clara para essa categoria, fotos de longa exposição podem ser caracterizadas pela exposição acima de 1/15, além da necessidade de um tripé para apoio, ou seja, se a mesma foto de longa exposição fosse tirada com as mãos, o resultado sairia instável ao ponto de borrar e confundir os elementos da imagem.

Outra característica é o pouco ou nenhum uso do ISO alto nas fotografias, pois, como sabemos, o ISO cria muito ruído, reduzindo a nitidez da foto, que pode atrapalhar no efeito de borrado que a longa exposição proporciona, por isso fotógrafos dessa área evitam ao máximo o uso do ISO e compensam a falta de luz com uma exposição maior, trabalhando com as posições do sol, angulas de luz e até mesmo com a trajetória das nuvens.

cachoeira e pedras movimento


Ferramentas necessárias para foto de longa exposição

A câmera precisa de estabilidade e das configurações certas para que você tenha o resultado desejado, por isso, é bom ter paciência ao fotografar em longa exposição e não se limitar às técnicas básicas. Experimente diferentes configurações e acessórios para obter imagens únicas e criativas. Com as técnicas e as ferramentas certas, você pode capturar toda a beleza da paisagem em uma fotografia de tirar o fôlego, então aqui vai uma breve lista do que você precisa para atingir o melhor resultado:

Modo Manual

Nesse caso, as pré-definições não são recomendáveis, já que estamos falando de uma longa exposição a diferentes tipos de luz, cores, ângulos dos objetos e movimentação, então configure a velocidade do disparo, abertura e ISO manualmente realizando alguns testes até ter certeza de que se tem o que precisa.

Lentes

Devido ao tempo de exposição e a necessidade de capturar os detalhes necessários, uma lente angular média ou uma grande angular são as ideais e as mais usadas para essa categoria, pois atende as necessidades das distâncias focais ideais para capturar os detalhes de uma fotografia de longa exposição.

Tripés

Assim como em fotografias de animais e da natureza, a estabilidade e resistência de um tripé são extremamente necessárias para enfrentar as mais diversas situações como ventos e ondas fortes, água, chuva, solos arenosos, pedregulhos, terra molhada, neve, gelo e até mesmo algum animal que decida aparecer e acabe esbarrando na câmera, então firme bem e estabilize o seu tripé.

Filtro ND

Um acessório extra que pode te ajudar a obter ótimas fotografias de longa exposição são os filtros de densidade neutra, ou ND. Esses filtros reduzem a quantidade de luz que entra na lente, funcionando como um óculos escuros para a lente. À medida que a quantidade de luz é reduzida, é necessário aumentar a velocidade do obturador para compensar a mudança.

cais longa exposição


Efeito de profundidade de campo

Caso você não queira deixar a sua fotografia muito chapada ou queira testar algo novo, trazer o efeito de profundidade de campo para as suas fotografias pode ser o diferencial que você procura. Para criar a sensação de profundidade em suas fotos, você precisa usar uma abertura pequena (f11 ou superior), o que pode exigir um aumento leve do seu ISO ou uma velocidade de obturador mais longa para compensar, usando os elementos do primeiro e segundo plano ao seu favor.

foto com profundidade de campo


O movimento faz toda diferença

Fotografias de longa exposição tem o efeito de movimento dos elementos da fotografia como marca registrada. Mar borrado pelo movimento das ondas, nuvens levemente embaçadas, luzes de carros pela estrada, borrão de pessoas se movendo e gramas embaçadas são alguns dos exemplos mais comuns encontradas nessas fotografias.

Quanto menos o objeto se movimenta, mais exposição a lente precisará para captar a sensação de movimento do objeto, assim como um rio pode parecer borrado em poucos segundos de exposição, os efeitos das ondas do mar ou das nuvens precisarão de mais segundos para capturar o movimento, as nuvens, por exemplo, precisam de no mínimo 30 segundos ou mais para ficarem levemente borradas na sua captura.

foto de longa exposição em mar aberto


Por que usar a longa exposição?

Seja para estudo, curiosidade ou para fins artísticos, não deixe de experienciar e analisar fotos em longas exposições, pois elas podem ser uma ótima maneira de passar a sensação de movimento à sua foto.

acampamento sob céu estrelado

O movimento é uma ótima adição para a sua fotografia de paisagem e as imagens se tornarão mais atraentes devido ao contraste entre elementos fixos e os objetos que se movem presentes na mesma cena, além disso, exposições longas são ideais em ambientes que são muito escuros para a velocidade normal do obturador.


Veja Também