Para muitos, o conceito de equilíbrio fotográfico pode soar como algo abstrato e difícil de ser alcançado. Entretanto, ao seguir as dicas que compilamos nessa matéria, você terá mais facilidade em utilizar esta técnica de composição e poderá aperfeiçoar a qualidade de suas imagens.

O que é equilíbrio fotográfico?

O equilíbrio fotográfico é uma técnica de composição que envolve organizar o assunto principal e outros elementos da imagem dentro do quadro, para que tudo tenha o mesmo peso visual (captura de atenção no olhar do espectador).

Normalmente, objetos maiores ou mais brilhantes têm maior peso visual do que os menores ou mais escuros.

Dessa forma, é preciso considerar muitos elementos para se obter uma foto equilibrada: tamanho e posicionamento do assunto principal, sua proximidade com outros objetos na imagem, contraste entre as cores, tons e até texturas.

4 tipos de equilíbrio fotográfico

1. Assimetria

Também conhecido como equilíbrio informal, o equilíbrio assimétrico consiste em colocar o assunto principal da imagem fora do centro.

Para conseguir realizá-lo você deve equilibrar o peso visual do seu assunto principal com um ou mais objetos diferentes no lado oposto do quadro. Em alguns casos, o espaço negativo – a área desocupada ao redor do assunto principal – também pode funcionar como parte do equilíbrio assimétrico.

Isso está diretamente relacionado com outra técnica que abordamos em nosso site, Regra dos Terços: uma técnica de composição.

 2. Cor

As cores também possuem pesos visuais diferentes. Portanto, saber como contrastá-las é uma importante ferramenta de composição para o equilíbrio de suas fotos.

As quentes são dominantes, ou seja, captam nosso olhar mais rapidamente que as demais, normalmente sendo o ponto focal da cena. Já as frias, normalmente ficam “recuadas”, gerando um efeito de contraste / desbotamento ao fundo.

Utilizando a dica anterior junto desta você poderá criar composições bastante equilibradas e harmônicas.

Se você quiser entender mais sobre o papel das cores, leia a matéria a seguir: Como fazer  o uso correto de cores na fotografia?

cores quentes e cores frias

3. Tom

Assim como o equilíbrio de cores, o de tons depende da justaposição de pontos claros e escuros na fotografia.

Da mesma forma que as cores quentes / brilhantes, os tons escuros possuem maior  peso visual. Portanto, uma fotografia tonalmente equilibrada apresenta bons contrastes entre regiões pretas e brancas.

Para verificar se sua composição tem uma boa distribuição tonal, é preciso saber interpretar o histograma de sua câmera.

Ele é composto por um eixo horizontal que representa o brilho da imagem (0 canto extremo esquerdo possui 0% de brilho, ou seja, preto; já o canto extremo direito possui 100% de brilho, ou seja, branco); e um eixo vertical que representa a distribuição de pixels do brilho. Quanto mais alto for o pico, mais pixels existem na determinada região de tons.

Se você quiser entender mais sobre o funcionamento dos histogramas, leia a matéria Histograma na fotografia: brilho e distribuição tonal.

4. Simetria

Entre as técnicas composicionais mais básicas está o equilíbrio simétrico, também conhecido como equilíbrio formal.

Ele exige que o fotógrafo coloque o assunto principal no centro da imagem de modo que ambos os lados pareçam simétricos ou como uma imagem espelhada se linhas verticais forem desenhadas através deles.

Algumas fotos simetricamente balanceadas podem apresentar uma abundância de espaço negativo para enfatizar o ponto focal da imagem.

Como vimos, há muitas maneiras de capturar o equilíbrio na fotografia.

É possível fazer isto usando: contraste de tamanho (objetos grandes com os menores); textura (superfícies lisas com as irregulares); cores (quentes e frias); quantidade (um único objeto de um tipo cercado por vários objetos idênticos), etc.

Além disso, existem muitas opções na câmera e de pós-processamento que você pode usar para obter equilíbrio em suas fotos: ajustar a profundidade de campo ou usar uma lente grande angular pode fazer com que as imagens pareçam menos ocupadas nas bordas do quadro. É possível também pode cortar a imagem ou ajustar a proporção para atrair a atenção do espectador para os objetos que fornecem um equilíbrio fotográfico maior.

Por fim, sempre observe o que será retratado antes de tirar a foto. Se a composição tiver muitos assuntos, a foto ficará desequilibrada. Concentre-se em apenas alguns objetos.

Transforme imagens em quadros

Fontes