Preservando suas fotos e impressões

Podemos estar na era digital da fotografia, mas uma imagem ainda vem sendo impressa para ser exibida na sua parede.

Ainda há alguns fotógrafos usando o processo químico para produzir imagens, mas a maioria de nós se tornou adepta ao digital.

Independentemente de como uma impressão é criada, ela estará suscetível a desbotar com o tempo.

Como você pode evitar que as fotos desbotem?

O mais importante é proteger a impressão da exposição à luz solar. Mas contaminantes transportados pelo ar como poluição e umidade são outros culpados que podem ser evitados armazenando suas fotos em um ambiente fresco e seco.

Todos nós tiramos fotos por diferentes motivos.

Para alguns é um meio de vida, outros uma paixão, e para muitos é um meio maravilhoso para manter um diário visual da vida familiar ou manter vivas as memórias de viagem.

Se quisermos aproveitar suas impressões por muitos anos, é bom aprender o que faz com que elas desbotem e se deteriorem em primeiro lugar, para que saibamos como evitar isso.

Há muitos papéis e meios de impressão diferentes para escolher, que você pode explorar com este guia para materiais de impressão.

Por que fotos e impressões desbotam?

O principal motivo pelo qual as fotos desbotam é a exposição à luz solar.

A matéria absorve certos comprimentos de onda no espectro de luz e é a cor que não é absorvida, em outras palavras, refletida de volta para nossos olhos, que cria a cor que vemos.

As impressões fotográficas modernas, seja em papel fotográfico, tela ou outros meios disponíveis hoje, são criadas com uma impressora jato de tinta.

As tintas e corantes usados ​​são feitos com cromóforos absorventes de cor que atuam como ligações químicas.

A luz solar, ou mais especificamente a luz UV (ultravioleta), é o que quebra essas ligações e causa o desbotamento.

A luz indireta pode fazer com que as impressões desbotem?

Sim, embora não seja tão forte quanto o sol direto. Uma impressão sem nenhuma proteção UV ou revestimento protetor desbotará gradualmente com o tempo.

Como é difícil apreciar uma bela fotografia em um quarto escuro, todas as obras estão sujeitas a algum tipo de desbotamento com o tempo.

Evitar a luz ambiente é obviamente impossível, então, para impressões que são exibidas permanentemente, certifique-se de usar uma proteção UV.

Outros fatores que causam o desbotamento das fotos

Iluminação incandescente e fluorescente

Embora não cheguem nem perto dos níveis de luz solar, a iluminação incandescente e fluorescente na verdade emite radiação ultravioleta.

Um exemplo disso são as luzes usadas em cabines de bronzeamento, embora os níveis de UV emitidos pela iluminação doméstica sejam insignificantes.

Alta temperatura e oscilações de temperatura

Uma fotografia pode ser armazenada no escuro e ainda desbotar se exposta a altas temperaturas e oscilações de temperatura.

Imagens criadas a partir de negativos coloridos usando o processo químico úmido, conhecido como impressões cromogênicas, são altamente suscetíveis a esse fenômeno.

Mas as imagens impressas modernas também se degradam se expostas a temperaturas flutuantes.

Como a umidade causa a degradação das fotos

Fotografias e impressões podem estar sujeitas a produtos químicos residuais do processo de impressão, bem como materiais de montagem, contaminantes transportados pelo ar e poluentes ambientais em geral.

Eles podem contribuir para o desbotamento, bem como causar descoloração e degradação da impressão.

A reação a esses contaminantes é acelerada em ambientes úmidos e com alta umidade.

Fotografias mais antigas criadas com o processo químico e papéis de emulsão são mais vulneráveis ​​à umidade em altos níveis.

Mesmo os papéis fotográficos mais novos podem absorver umidade em ambientes e isso faz com que o papel acabe deformando.

Além de tomar cuidado ao manusear e armazenar materiais de impressão, os laboratórios de impressão modernos são ambientes com temperatura e umidade controladas.

Se você gostaria de explorar mais detalhadamente por que e o que faz com que as impressões desbotem e se degradem, você pode achar este artigo útil:

Por que as fotografias desbotam?

Como imprimir suas fotos para evitar desbotamento

Você provavelmente já ouviu o velho ditado “é melhor prevenir do que remediar”, e isso também vale para proteger suas fotografias.

Há algumas escolhas que você pode fazer ao imprimir suas imagens que as protegerão no futuro.

Tintas resistentes a UV e desbotamento

Seja qual for o meio de impressão que você estiver usando, há 2 tipos de tintas que são usadas:

1. À base de corante – feitas usando um corante dissolvido em líquido, essas tintas são usadas principalmente em impressões sublimadas por corante, como metal, também conhecidas como impressões de alumínio. As tintas à base de corante fornecem cores vibrantes, mas geralmente são consideradas menos resistentes ao desbotamento e, devido à forma como são produzidas, menos resistentes à água.

2. Tinta pigmentada – feitas suspendendo partículas microscópicas de cor em um gel líquido, as tintas pigmentadas são usadas para impressão de arquivo. Embora não sejam tão vibrantes quanto as tintas à base de corante, elas são mais resistentes ao desbotamento.

Então agora você está se perguntando “Qual tinta é melhor?” ”

Anos atrás, as tintas pigmentadas eram mais robustas e resistente ao desbotamento e impressões à base de corante podem ser arruinadas se entrarem em contato com umidade.

Mas a produção moderna de tinta evoluiu muito e ambas as tintas são usadas para diferentes aplicações de impressão.

Ambas as tintas estão disponíveis com propriedades de proteção UV.

Tintas à base de corante são usadas para criar impressões por sublimação.

Por meio de um processo de calor, os corantes são realmente absorvidos pelo alumínio. Conheça o metalprint HD

Este processo protege as tintas de contaminantes UV e aerotransportados de qualquer maneira e combina isso com o fato de que a maioria dos laboratórios de impressão usará corantes com protetores UV adicionados.

Tintas pigmentadas são usadas para a maioria das impressões criadas com uma impressora jato de tinta.

É aqui que a tinta é depositada em pontos na superfície do meio de impressão.

Então, como você pode ver, embora as tintas pigmentadas possam ter essa ligeira vantagem, elas ficam mais expostas à luz solar e aos contaminantes… ou não?

Papéis e telas de arquivo são feitos de algodão ou linho. Isso permite que as tintas penetrem no meio em vez de simplesmente ficarem na superfície.

Mas mesmo com meios de impressão não arquivísticos, ambos os tipos de tintas recebem proteção extra.

Usando uma camada transparente para proteger sua impressão

As impressões fotográficas em tela, metal e acrílico de montagem frontal são sempre finalizadas com uma camada transparente.

Essa camada tem qualidades de proteção UV, mas também sela as tintas e evita a exposição a contaminantes transportados pelo ar e outros poluentes que podem degradar uma imagem ao longo do tempo.

Evitando que fotos fotográficas desbotem

Suas impressões fotográficas típicas não têm uma camada protetora aplicada como prática padrão.

Então, se você quer que sua imagem dure por décadas, você precisará considerar a impressão arquivística.

As impressões arquivísticas, quando mantidas em condições ideais, são classificadas para durar pelo menos 100 anos.

Elas usam papel de algodão sem ácido junto com tintas seguras contra UV.

A laminação de uma foto evita o desbotamento?

A laminação não oferece proteção UV, mas sela o papel fotográfico, protegendo a imagem de poluentes, contaminantes e umidade transportados pelo ar, que podem degradar a imagem ao longo do tempo.

Quanto mais reflexiva for uma superfície, menos propensa ela pode ser aos efeitos da luz solar.

Conforme mencionado, a laminação não tem proteção UV como tal, mas está disponível em acabamentos brilhantes ou foscos, então o acabamento brilhante pode ter alguma pequena vantagem.

banner instaarts faça o seu quadro

Protegendo suas fotografias sob o vidro ou acrílico

A impressão de arquivo pode ser cara, mas usar papéis fotográficos de boa qualidade com tintas seguras contra UV ainda produzirá uma imagem resistente ao desbotamento.

Mas qualquer impressão exposta à luz solar direta vai desbotar eventualmente, apenas algumas mais cedo do que outras.

Uma das principais maneiras de proteger suas fotografias se elas estiverem sendo emolduradas e exibidas é montá-las sob vidro ou acrílico com proteção UV.

Você pode aprender mais sobre a montagem de fotos e os vários substratos disponíveis aqui:

O que é uma impressão montada?

O acrílico é uma escolha popular, pois é mais leve que o vidro e ainda bloqueia até 98% da radiação ultravioleta. Um dos materiais mais revolucionários do fine art é o metacrilato, pois além da proteção UV do acrílico, ainda tem a proteção UV do silicone utilizado na montagem.

Embora seja um tipo de plástico, é frequentemente chamado de “vidro acrílico” porque tem as mesmas qualidades do vidro.

O vidro tende a ter uma leve coloração e o vidro transparente sem coloração é muito mais caro de produzir.

O acrílico também está disponível com uma superfície fosca, então os reflexos não são um problema.

Montagem e enquadramento de arquivo

Quando uma fotografia é montada, ela entra em contato com fitas de montagem, adesivos e também com a própria placa de montagem.

A conservação e o enquadramento de arquivo são mais caros, mas é preciso ter cuidado para garantir que a fotografia seja montada usando materiais sem ácido.

Se a impressão estiver sendo emoldurada, uma capa protetora contra poeira é usada, o que não só evita que poeira, mas também que insetos encontrem seu caminho para sua impressão.

Os moldureiros também usarão um vidro ou acrílico de alta qualidade e seguro contra raios UV.

banner metalprint

9 dicas sobre como armazenar e preservar fotografias antigas

Até mesmo fotografias mais recentes podem ter valor sentimental, mas imagens mais antigas que foram feitas com negativos são mais preciosas.

Se uma imagem mais recente for perdida ou destruída, contanto que você ainda tenha o arquivo digital, você pode imprimir outro.

Mas este não é o caso com fotografias históricas.

1. Digitalize-as

O primeiro conselho que eu daria é digitalizá-las.

Embora não seja o mesmo que ter a fotografia física original, se ela for perdida ou danificada, pelo menos nem tudo está perdido.

2. Mantenha-as em ambiente seco e fresco

Calor e umidade não são os melhores amigos das fotografias, especialmente quando um ambiente pode oscilar entre os dois.

Então, encontre um ambiente fresco e seco que não fique quente nos meses de verão e frio ou úmido nos meses de inverno.

3. Ambiente consistente

Evite sótãos e porões, a menos que tenham sido especificamente isolados e mantenham uma temperatura razoavelmente consistente durante todo o ano.

Idealmente, abaixo 21 graus Celsius e com umidade não maior de 50% são recomendados para armazenar fotografias.

4. Comida para bichos!

Insetos e roedores adoram comer a celulose e a gelatina usadas em emulsões de impressão de fotografias antigas.

Novamente, porões podem ser o lar desses bichos, assim como garagens, galpões e dormitórios.

5. Armazenamento sem ácido

Escolha caixas e pastas de arquivo para guardar suas fotografias antigas, pois elas são livres de ácido.

Essas caixas também estão disponíveis com cantos de metal reforçados para serem empilhadas umas sobre as outras sem entortar.

6. Evite toxinas

Recipientes de plástico de polipropileno são recomendados, pois PVC e outros plásticos podem emitir toxinas.

O polipropileno é usado para produtos alimentícios e não libera nenhum produto químico prejudicial que possa contaminar suas fotografias.

7. Não toque, por favor

Evite que as fotografias se toquem usando capas individuais.

Certifique-se de que essas capas sejam de qualidade de arquivo e livres de ácido, é claro.

8. Fique longe de álbuns de fotos genéricos

Não use álbuns de fotos padrão, pois eles são feitos de vinil, que emite vapores nocivos.

Como já mencionado, use um álbum feito com polipropileno ou outro material de arquivo.

9. Reparando fotos antigas

Evite usar fita adesiva ou cola para reparar fotografias rasgadas.

Esses produtos contêm enxofre e outros ácidos que podem causar deterioração.

Se você tiver que reparar uma fotografia, colas e fitas de arquivo estão disponíveis em lojas de artesanato.

Tabela de temperatura e umidade relativa

Além da luz solar, a temperatura e a umidade serão os outros principais fatores contribuintes que afetam a longevidade de uma impressão.

Abaixo está uma tabela útil que fornece uma indicação da escala de tempo e do impacto que várias condições ambientais têm em uma impressão fotográfica.

Preservando arquivos de fotos digitais

É claro que arquivos fotográficos digitais não desbotam, mas achei relevante mencionar que, assim como os negativos antigos, se você perder seu arquivo digital original, não poderá mais criar mais impressões.

As modernas tecnologias de impressão e materiais de impressão agora significam que temos impressões que podem durar mais de um século. Mas e aquele arquivo armazenado no seu disco rígido?

A tecnologia continua mudando e também os formatos em que armazenamos informações.

Lembra dos disquetes? CDs? Então, acompanhar essas mudanças é importante. Você precisa estar constantemente monitorando os seus arquivos e sempre que possível, ter uma redundância deles.

Os laboratórios de impressão geralmente imprimem de arquivos JPEG ou TIFF.

A maioria das câmeras de telefone salva imagens como JPEG, mas as câmeras DSLR podem salvar um arquivo RAW que pode ser convertido para JPEG, TIFF e outros formatos.

De qualquer forma, é sempre uma boa ideia salvar seus arquivos de imagem em vários locais em diferentes dispositivos.

Se o seu computador travar e o disco rígido ficar irrecuperável, você ficará muito feliz sabendo que os arquivos estão armazenados em um segundo disco externo ou até mesmo em um servidor baseado em nuvem.

Não importa se você está usando seu telefone ou uma câmera, é possível conectar-se ao armazenamento baseado em nuvem que salvará suas imagens quase imediatamente.

Isso pode ser um salva-vidas se você estiver de férias ou for um fotógrafo viajante, onde pode não conseguir acessar seus dispositivos de armazenamento habituais.

é uma boa apólice de seguro caso sua câmera seja roubada ou danificada.

Considerações finais

Só quando algo se vai é que você sente falta.

O mesmo ocorre com as suas fotografias/

Uma imagem pode ser uma memória que você não quer perder ou uma foto única e incrível que você nunca mais terá.

Há fotografias originais do início de 1800 que ainda são preservadas até hoje.

Portanto, é possível que as fotografias que tiramos hoje durem muito no futuro.

Adoro fotografia digital e é fácil visualizar imagens em nossos dispositivos e compartilhá-las online.

Mas ainda não há nada tão satisfatório quanto ver sua fotografia ganhar vida em formato impresso.

Espero que este artigo tenha sido útil e, por favor, não seja tímido se quiser compartilhá-lo.