Expor na internet mudou para sempre a maneira como os artistas expõem à sua arte, criando uma categoria nova e simples para o ramo. Um perfil artístico de sucesso está diretamente relacionado com a maneira sobre como você organiza, escreve e apresenta sua arte. O seu objetivo deve ser despertar interesse no público para que ele tome alguma atitude em relação a sua obra — te contatar, fazer perguntas, apresentar artes semelhantes, e, no mínimo, comprar seu produto.
Se suas imagens não parecem absolutamente melhores e mais atraentes, seus resultados serão menos satisfatórios e dificilmente você conseguirá atingir esse engajamento por parte do público.
Tendo isso em mente, separamos algumas dicas que certamente vão te ajudar na divulgação e vendas do seu trabalho.
1) Rotule todas as imagens com informações essenciais
Título, mídia, materiais e quaisquer outros detalhes que contribuam para entender e apreciar a arte como um objeto físico, e não apenas uma imagem na tela do computador.
2) Faça um dimensionamento completo da obra
A maioria das pessoas tem dificuldade em imaginar exatamente quão grande ou pequena é uma obra de arte quando a visualiza online, mesmo quando você dá as dimensões. (Faça um teste: peça a alguém para mostrar com as mãos quanto mede 30 centímetros). Uma boa maneira de resolver esse problema é fotografar o trabalho em um ambiente interno ao lado de um objeto comum, como mesa ou cadeira. Sempre inclua o suficiente no contexto para que o tamanho e a aparência física sejam fáceis para os espectadores entenderem.
Foto de rawpixel.com via Pexels
3) Faça sua arte parecer importante
Fotografe sua obra em uma parede limpa como se estivesse pendurada em uma galeria. O fato do espectador ver sua arte em exibição em uma configuração padrão-galeria pode ter o efeito psicológico de aumentar tanto a credibilidade da obra quanto a sua como artista; sem mencionar que eles terão mais facilidade em imaginar como ela fica em suas casas ou escritórios.
4) Peça um feedback antes de postar
Quão grande as pessoas pensam que sua arte é? Peça que demonstrem com as mãos. Pergunte como eles acham que parece de perto. Pergunte se eles têm alguma dúvida. Pergunte se eles gostariam de ver algumas partes mais próximas. Faça uma pesquisa, descubra o que eles notam, o detalhe que eles perdem, e preencha os espaços em branco com uma seleção melhor ou mais extensa de imagens. Seu objetivo é garantir que os espectadores vejam tudo o que você quer que eles vejam.
5) Certifique-se de que todas as suas imagens pareçam profissionais
Veja se tudo está em foco, se as linhas verticais e horizontais estão retas, se a iluminação é uniforme, se não há flashes, reflexos ou sombras, se as cores são verdadeiras, se não há interferência de objetos no fundo, e assim por diante. Não se esqueça: estranhos que não têm ideia de quem você é ou sobre o que é a sua arte estarão vendo seu trabalho pela primeira vez, esta é a sua grande — e muitas vezes única — chance de impressioná-los e conquistá-los.
Foto de Lisa Fotios. Via Pexels
6) Mantenha os tamanhos dos arquivos razoáveis
Eles não devem estar nem muito grandes, nem muito pequenos. Reserve algum lugar no seu site onde você possa fornecer imagens maiores ou mais detalhadas de uma peça inteira, ou até mesmo de áreas específicas.
Lembre-se sempre de que um dos seus objetivos é tornar sua arte digna de exibição nos grandes museus do mundo, ou, pelo menos, nas residências e escritórios dos espectadores que aparecem em seu site.
Veja também
Deixar um comentário