Independentemente da sua linha de produção, existem algumas ferramentas para fotógrafos que são essenciais.
Elas possuem diversas utilidades, como facilitar a linha de trabalho, permitir a captura de uma imagem mais complexa e até mesmo melhorar a foto original.
Como existem diversos equipamentos no mercado, decidimos selecionar os mais importantes para você aprimorar ainda mais sua carreira.
Iluminação personalizada
É muito provável que em algum momento de sua carreira você se depare com um projeto ou tarefa que requer iluminação personalizada, principalmente se você precisar fotografar um produto, uma festa de casamento ou uma pessoa.
Saber “montar” um ambiente com a iluminação personalizada pode ser um grande diferencial para o melhor resultado na imagem.
Uma boa dica é começar com uma softbox e um studio backdrop (fundo branco). Eles são muito úteis para dar ênfase ao assunto retratado, eliminar sombras e dar um aspecto de maior qualidade ao seu trabalho.
Programas de edição
Fotógrafos profissionais frequentemente editam suas fotos, principalmente no que diz respeito à exposição e às cores. Isso, inclusive, é uma ótima forma de diferenciação.
Como cada um tem sua própria ideia do que é uma “edição perfeita”, estilos únicos passam a ser desenvolvidos com o tempo (favorecimento de certos tons de cor, níveis de contraste, etc. que combinam com os gostos e olhar de quem tira a foto).
Pensando em programas de edição, vamos citar dois dos mais famosos: Lightroom e Photoshop.
O Lightroom é melhor para organizar e editar um grande número de fotos. Ele permite que você faça ajustes de cor, exposição e remoção de manchas básicas. Para para manipulações mais complexas, recortes e fusões, esse programa não tem as ferramentas necessárias.
O Photoshop é o melhor programa para manipulação e retoques complexos, possuindo uma grande variedade de ajustes de cores exclusivos.
Se você quiser dar um passo além em sua carreira, é importante investir em pelo menos um desses softwares.
Filtros de lentes
Filtros são boas ferramentas por dois motivos principais: podem proteger sua e fazer com que você atinja resultados mais específicos.
Os filtros UV, por exemplo, não alteram o assunto que você deseja fotografar. Entretanto, eles fornecem uma proteção à lente de sua câmera através de uma camada de vidro adicional.
Já os filtros polarizados servem para reduzir eliminar ou atenuar reflexos de superfícies não metálicas, como água e vidro. Eles também ajudam a realçar as cores da cena, tornando a foto mais realista (quando há muita luz natural no ambiente e os objetos parecem “brancos”, o equipamento filtra os raios de luz sobressalentes com o ângulo desejado).
Por fim, outra categoria bastante importante são os filtros ND, conhecidos como Filtros de Densidade Neutra. Eles controlam a quantidade de luz que entra no sensor da câmera.
Ao reduzir a luz que entra na lente, é possível criar muitos efeitos interessantes, muitos dos quais não seriam possíveis em condições de muita luz. Por exemplo:
- Usar uma abertura do diafragma maior para capturar imagens com profundidade de campo mais rasa (efeito de separação entre o objeto e seu fundo).
- Usar uma velocidade do obturador mais lenta (para capturar longas exposições e desfoque de movimento por um longo período de tempo)
Como dica complementar, não se esqueça de ter um kit de limpeza para suas lentes e filtros. É importante evitar sujeiras e poeiras acumuladas nos equipamentos.
Cartão cinza 18%
Você já tirou alguma foto e percebeu que os tons de cor dela não estavam iguais aos do ambiente retratado? Provavelmente isso aconteceu porque você não configurou corretamente o balanço de branco da câmera. Ele trate de um processo de ajuste de cores.
Um cartão cinza 18% é uma ferramenta bastante utilizada por fotógrafos profissionais para tratar desse ajuste (O motivo do cartão ser cinza é o seguinte: a escala de tons do branco ao preto tem diversos tons de cinza, e o tom de cinza que está no meio desta escala é uma mistura exata de 50% de branco e 50% de preto, chamado também de cinza médio, que reflete 18% da luz incidente).
Ele funciona da seguinte maneira: antes de tirar as fotos que você deseja, fotografe um cartão cinza e defina-o como o equilíbrio de branco dentro de sua máquina. Em seguida, tire suas fotos normalmente. Qualquer mudança de iluminação exigirá outra imagem rápida com o cartão.
Depois, em seu programa de edição de fotos, use a ferramenta de balanço de branco clicando no cartão cinza com o conta-gotas e aplicando esse ajuste a todas as imagens tiradas naquela condição de iluminação.
SSD: unidade de armazenamento
É provável que você saiba, mas sempre vale a pena mencionar. É bastante recomendado que você fotografe em formato RAW, que não realizará nenhuma compressão e facilitará seu trabalho no processo de pós produção.
Entretanto, os arquivos gerados em RAW são bem mais pesados e ocupam muito armazenamento.
Por isso uma ferramenta bastante útil é um SSD.
Além de ser portátil, te permitindo entregar os arquivos rapidamente para alguém, ele é extremamente rápido (mais do que um HD ou armazenamento de nuvem) e possibilita que você acesse nos mais diversos lugares, mesmo sem internet.
O SSD também permite que você edite e leia os arquivos diretamente da unidade, poupando o trabalho de ter de copiar todos os arquivos para o computador. Isso pode ser especialmente útil ao lidar com arquivos grandes.
Deixar um comentário