Sabemos que o acrílico é conhecido por sua clareza, resistência a intempéries, durabilidade e versatilidade. Ele se molda em uma variedade de formas, usado em aplicações como placas, painéis, caixas, displays, luminárias, entre outros. Além disso, ele é usado na arte, design de interiores, sinalização, indústria automotiva, entre outros setores.
O que é Acrílico?
O acrílico é um termoplástico transparente que é frequentemente usado como substituto do vidro. Mas o seu nome indica um grupo de compostos químicos derivados do ácido acrílico, metacrilato de metila (MMA), um dos componentes usados na fabricação de outros acrílicos com o polimetilmetacrilato (PMMA). Por isso, o MMA é um polímero transparente e rígido que possui propriedades óticas semelhantes às do vidro, mas é mais leve e menos quebradiço.
O que é Metacrilato?
O termo “metacrilato”, além de indicar o composto metacrilato de metila (MMA), foi adotado como um nome comercial que representa o processo no qual uma imagem é embutida entre duas placas de acrílico, fixados por um filme adesivo de poliéster ou polímero elástico.
Por que usar Metacrilato?
Como já falamos por aqui anteriormente, temos muitas vantagens do metacrilato em comparação a outros tipos de acabamento:
- Isolamento de agentes oxidantes e umidade. Consequentemente, maior longevidade (90 anos ou mais);
- Cores mais vibrantes com aspecto líquido;
- Efeito de tridimensionalidade graças à refração da luz;
- Por levar somente um perfil na parte traseira, não há a necessidade de usar moldura;
- Facilidade na limpeza: apenas com um pano de microfibra umedecido por água ou álcool isopropílico é possível remover sujeiras e marcas.
Com os devidos cuidados, uma obra feita em metacrilato pode durar uma vida toda.
Deixar um comentário