Como conservar o metacrilato
Apesar de sua semelhança com vidro, o acrílico é um plástico e por isso deve-se tomar alguns cuidados quanto à conservação e limpeza. Relacionamos abaixo algumas dicas de conservação do material, para restaurar o seu brilho e eliminar riscos quando necessário.
- Para limpar o metacrilato precisamos usar um pano limpo de microfibra.
- Pode ser usado álcool. Não usar substâncias abrasivas ou solventes como thinner.
- Não utilizar esponjas ásperas ou de aço.
- Para restaurar o brilho ou eliminar pequenos riscos no objeto, devem-se usar ceras finas para polimento de acrílicos e aplicá-las com flanelas ou disco de polimento especializado para esta função.
Vantagens do metacrilato
Como a imagem fica embutida entre duas placas, o metacrilato proporciona os seguintes benefícios em comparação a uma simples impressão para conservação:
- Isolamento de agentes oxidantes e umidade. Consequentemente, maior longevidade (acima de 90 anos).
- Cores mais vibrantes, um aspecto líquido.
- Efeito de tridimensionalidade graças à refração da luz.
- Por ter um perfil na parte traseira, não há a necessidade de usar moldura.
- Facilidade na limpeza: apenas com um pano de microfibra umedecido por água ou álcool isopropílico é possível remover sujeiras e marcas.
O que é metacrilato?
O metacrilato é um processo no qual uma imagem é embutida entre duas placas de acrílico. O processo de produção do metacrilato utilizando polímeros elásticos foi patenteado pelo suíço Heinz Sovilla-Brulhart em 1969, e desde então vem sido guardado a sete chaves pela família do cientista.
Com o tempo, novos processos foram desenvolvidos e novos polímeros criados. Muitas empresas aprimoraram o sistema de polimerização neutra para a fixação da imagem ao acrílico para utilização em impressões fine art.
Quanto tempo dura o metacrilato?
Apesar de ninguém ter visto um metacrilato de 100 anos (já que nem a invenção do acrílico tem esta idade), existem processos de envelhecimento acelerado em autoclave que podem estimar sua longevidade.
Estudos usando mais de 100 amostras com todas as possíveis variações de papel, polímero, dupla-face e catalisador chegaram à conclusão de que o metacrilato produzido da forma correta (polimerização total) teve uma vida projetada de 90 a 150 anos. Estes números se referem ao inicio de uma degradação, não significando que a obra não existirá após este período.
Desta forma, uma obra propriamente armazenada, pode durar muito mais tempo.
Deixar um comentário