Há uma abundância de opções de papéis disponíveis para escolher, e às vezes pode ser desafiador decidir qual papel produziria os melhores resultados para sua impressão.

Sem dúvida, a melhor opção é encontrar uma maneira de visualizar os diferentes papéis pessoalmente, para que você possa apreciar melhor o peso, a textura e o tom do papel, mas é claro que isso nem sempre é possível.

Neste artigo, abordaremos alguns dos principais componentes que formam os diversos papéis fine art. Como sempre, se precisar de algum conselho, não hesite em entrar em contato.

Tipos de papel

No Instaarts, estamos focados em estocar papéis e telas da mais alta qualidade da Hahnemühle e da Canson, ambos com uma reputação mundial na produção de papéis fine arte de alta qualidade. Neste artigo falaremos sobre estes dois fabricantes. Para começar é importante entender que existem  dois tipos de papel:

  • Aqueles feitos de fibras de algodão
  • Aqueles feitos de alfa-celulose

Vamos abordar cada um desses tipos de papel com um pouco mais de detalhes.

Papéis “Rag” de algodão

Como o nome sugere, os papéis “rag” de algodão são feitos de algodão ou de uma porcentagem de algodão combinado com outros materiais. Como exemplo, o Hahnemühle Photo Rag 308 é feito de 100% algodão. Esse tipo de papel fornece resultados excepcionais para impressão artística, pois a textura do papel combinada com a impressão fine art com tintas de pigmento mineral é capaz de produzir uma aparência e toque de arte quase originais.

Os papéis “Rag” também são tipicamente muito duráveis ​​e têm excelente resistência ao envelhecimento.

Papéis de Alfa-celulose

Alfa-celulose refere-se a papéis feitos de polpa de madeira de alta qualidade. Esses papéis foram refinados para remover o ácido e a lignina para garantir que sejam capazes de atender a padrões rigorosos de durabilidade e resistência ao envelhecimento. Um exemplo de papel de Alfa-celulose é  Baryta Photographique 310g/m² da Canson, que é um papel acetinado que produz reproduções que lembram tradicionais papéis fotográficos que usávamos no quarto escuro.

Os papéis de Alfa-celulose são normalmente um pouco mais baratos do que os papéis Rag, mas a qualidade e a saída não são necessariamente inferiores.

A imagem abaixo é um close-up do acabamento altamente texturizado do papel Hahnemühle Etching feito de 100% de algodão.

 

Gramatura do papel

Outro componente essencial dos papéis fine art é a gramatura (ou peso), que é medido em g/m² ou “gramas por metro quadrado”.

Em geral, recomendamos um peso entre 280 e 310 g/m² para impressão Fine art. Isso lhe dá durabilidade e sensação premium, ao mesmo tempo em que o torna adequado para fácil montagem.

Abaixo está um guia geral para diferentes pesos de papel para referência:

60 a 100 g/m². A gramatura padrão do papel para a maioria das impressoras domésticas – pense em sua típica folha de papel A4.

110 a 140 g/m². Normalmente usado para pôsteres produzidos em massa. Frequentemente laminado para dar a eles resistência e proteção extras, pois não são muito resistentes sem eles.

170 a 240 g/m². Também pode ser usado para pôsteres, mas ainda no lado leve para produção de belas artes.

250 a 310 g/m². Gramatura perfeita para produções de impressão fine art. Sensação premium, agradável e resistente, ótimo para montagem dentro de molduras.

320 g/m² ou +. Gramatura mais espessa que talvez seja mais adequada para cartões comemorativos ou convites premium do que para impressão artística.

Textura do papel

A textura do papel é sem dúvida um dos elementos mais subjetivos ao decidir qual papel escolher. Se fôssemos imprimir exatamente a mesma arte em Hahnemühle Photo Rag,  ou Canson Baryta, você poderia até ter dificuldade para identificar com precisão as diferenças sem conseguir tocar e sentir o acabamento. Uma vez que o papel vai atrás de acrílico ou vidro, as diferenças podem ser extremamente sutis.

Cada cliente tem pontos de vista ligeiramente diferentes dependendo de suas preferências e circunstâncias. Por exemplo, um cliente que está comprando impressões para vender a outros pode preferir um papel de algodão liso para fornecer aquela “sensação premium”.

Outro cliente pode escolher um papel altamente texturizado puramente com base no fato de que ele sente que um papel texturizado é mais apropriado para uma reprodução de arte antiga. Não há realmente uma decisão certa ou errada aqui e estamos felizes em dar uma orientação com base em suas necessidades.

A foto abaixo é do Hahnemühle Photo Rag. Este é um papel liso fosco, mas como você pode ver, há uma leve textura visível.

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O acabamento do papel

Semelhante à textura do papel, o acabamento também é altamente subjetivo. Geralmente estocamos papéis Fine arts com acabamento fosco ou perolado, pois achamos que essas são as opções mais populares e produzem os melhores resultados.

Acabamento fosco

A maioria dos papéis de belas artes tem acabamento fosco. Eles podem ter uma superfície lisa ou texturizada, mas parecem naturais e não têm brilho, o que garante que não emitam nenhum reflexo de luz. Devido à natureza dos papéis de belas artes, mesmo aqueles definidos como tendo um acabamento liso terão alguns elementos de textura quando manuseados em comparação a um papel perolado ou brilhante.

Os papéis com acabamento fosco são ótimos para qualquer tipo de impressão – seja uma fotografia de família, uma foto de uma paisagem florestal ou alguma reprodução de uma obra de arte original, geralmente você não pode errar. Ao comparar um papel fosco a um papel perolado ou brilhante, o principal que destacamos é que os papéis foscos podem produzir cores um pouco menos vibrantes.

Definitivamente, há imagens [normalmente fotografias que contêm cores vibrantes] que se destacam muito mais quando combinadas com um papel com acabamento perolado ou brilhante. Se você não tiver certeza de qual é o mais adequado para sua imagem, entre em contato e teremos prazer em orientá-lo.

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Acabamento perolado, acetinado ou lustroso

Há diferenças sutis entre acabamentos perolado, acetinado e lustroso. Todos são muito semelhantes, mas o acetinado costuma ser um pouco mais brilhante em geral em comparação ao perolado [geralmente chamado de semi-brilho]. Esses papéis são um bom meio-termo entre um papel fosco e brilhante. Eles são realmente resistentes a impressões digitais e reflexos quando comparados ao papel brilhante, mas ainda produzem uma vibração de cor excepcional.

Geralmente recomendamos esse acabamento sempre que um cliente deseja imprimir uma fotografia com cores vibrantes, mas está preocupado com o reflexo ou com outros clientes finais que podem manusear mal as impressões mais tarde. A melhor solução para grandes tons de cor fortes é o metacrilato, onde usamos o papel matte, mas encapsulamos em um sanduíche de acrílicos usando um polímero.

O Photo Satin Premium 240g da Canson é um dos nossos papéis mais populares para clientes que procuram aquela vibração extra sem alto brilho.

 

tabela de papeis Hahnemühle

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