A fotografia vai além do que está registrado no quadro. O significado de uma imagem não está apenas em sua composição, mas também no olhar de quem a observa. Nossa bagagem cultural e conhecimento influenciam a forma como interpretamos fotografias, tornando-as muito mais do que simples registros visuais. Neste texto, exploramos três imagens icônicas e como seu impacto varia de acordo com o contexto e a cultura de quem as vê.

O Inusitado Olhar Inglês

Durante muito tempo eu olhava para essa foto do inglês Tony Ray-Jones  (1941-1972) e não entendia o significado. Sempre pensando; ah esses ingleses, como são birutas. Um piquenique com gente vestida a rigor e no meio de um pasto!

Somente muito mais tarde pude entender o significado desta imagem. Minha amiga Patrícia Baker Upton, que conhece muito bem a cultura e hábitos ingleses me explicou. Durante o verão, uma série de concertos são feitos em regiões rurais como Glyndebourne e durante os intervalos o público aproveita para fazer passeios e piqueniques.

Tony Ray-Jones (1941-1972), entitled 'Glyndebourne', 1967

Tony Ray-Jones (1941-1972), entitled ‘Glyndebourne’, 1967

Ícones da MPB

Outra fotografia que depende muito da nossa cultura é fotografia feita pelo grande Evandro Teixeira (1935-2024).

Fotografia e cultura - Chico Buarque, Tom Jobim and Vinícius de Moraes lying on the tables of a steakhouse, in 1979 - Evandro Teixeira

Chico Buarque, Tom Jobim and Vinícius de Moraes lying on the tables of a steakhouse, in 1979 – Evandro Teixeira

Só mesmo brasileiros que têm interesse na antiga MPB podem reconhecer Chico, Tom e Vinícius. Amigos, parceiros, companheiros. Quem não tem essa cultura pode simplesmente pensar, foto boba!

O encantador é que a cultura influencia a fotografia, e, ao mesmo tempo, a fotografia cria cultura, moldando nossa visão sobre povos e sociedades.

O Contraste Social na Grande Depressão

Veja esta fotografia da americana Margaret Bourke-White (1904-1971) feita em 1937.

Fotografia e cultura “Bread Line during the Louisville flood, Kentucky” was taken by Margaret Bourke-White in 1937

Bread Line during the Louisville flood, Kentucky” was taken by Margaret Bourke-White in 1937

A imagem conhecida como Bread Line ou A fila do pão foi feita em Louisville, Kentucky, durante uma grande inundação. Os afro-americanos, vítimas da tragédia climática e também da Grande Depressão, estão em uma fila para receber pão.

Ao fundo, um cartaz mostra uma família branca. É evidente o grande contraste social.

O melhor entendimento da imagem exige que o leitor saiba o que aconteceu ou, pelo menos, tenha senso crítico e espírito observador

Conclusão

A fotografia não é apenas um registro visual, mas um reflexo da cultura, da história e do olhar de quem a interpreta. Cada imagem carrega significados que podem ser evidentes para uns e enigmáticos para outros, dependendo do contexto e das referências culturais de cada observador. Seja em um piquenique inglês, em um encontro de ícones da MPB ou na dura realidade da Grande Depressão nos EUA, as fotografias nos convidam a enxergar além da superfície, despertando questionamentos e ampliando nossa compreensão do mundo.

Conheça mais o trabalho de Thales Trigo

 

Leia Também