Você já deve ter se perguntado como as pessoas conseguem tirar um retrato com celular incrível e com pouca produção. Aqui vamos te dar 22 dicas de como você pode melhorar suas técnicas de retrato com seu celular.


1 – O assunto não é exatamente você

Conte uma história com o seu retrato, crie conexões que façam as pessoas te entenderem melhor, a foto tem esse poder, então use-o.

retrato com o celular familia


2 – Retrato sempre de cima

Tirar fotos de cima além de dar aquela “emagrecida” na foto a deixa mais bonita e simpática, então tire fotos retrato com o celular de cima.


3 – Sinta-se livre

É importante que nos sintamos bem com nossos retratos, e quanto mais natural formos melhores a foto é, um retrato não pode ser rígido, tem que fluir naturalmente.


4 – Momento entre as poses

Às vezes as melhores fotos são as que não estamos preparados para tirá-las, e isso acontece muito, então caso o celular esteja nas mãos de um amigo deixe ele livre para tirar fotos de momentos descontraídos.


5 – Pose

Uma coisa que quase sempre funciona é virar o seu corpo um pouquinho e deixar o rosto olhando para a câmera, isso cria uma boa silhueta e deixa a foto com mais profundidade.


6 – Menos é mais

Você não precisa se super produzir para fazer uma foto retrato, menos é mais, a naturalidade causa beleza na foto. Até por que com muita produção deixa de ser um retrato e se torna uma fotografia de moda.


7 – Sentir-se bem

Coloque uma coisa em sua cabeça, você é uma pessoa bonita, se você não se sente bonita, não importa quantos retratos você tire, nunca estará bom o suficiente, se ame!


8 – Foque em um assunto

Lembra do assunto, ele está voltando novamente, lembra que falei que você tem que contar uma história. A história não pode ser “o coelho que correu foi para casinha e comeu uma cenoura.”, a história tem que ser “o coelho que correu.” Apenas isso é um toque especial apenas que a foto tem. Não tem que ser muito elaborada, a foto tem que ser simples e que conte pouco, mas que ainda crie laços com as pessoas que estão vendo.


9 – Conexão

Não desviando muito do assunto anterior, criar uma conexão, sentimental, principalmente, com quem está vendo, é a chave do sucesso de qualquer retrato.


10 – Curiosidade

Intrigar as pessoas com o seu retrato é uma boa solução para criar a “história” façam as pessoas perguntarem mais sobre você, que sentimento você está passando com a foto. Se a foto te faz questionar sobre algo, essa foto é eficaz.


11 – A câmera é o amor da sua vida

Imagine que a câmera seja a pessoa por que você mais ama, e olhe para ela desse, mas pense principalmente nos momentos felizes que você passou ou imagina ter com essa pessoa. Essa é uma estratégia muito interessante por que mostra cada vez mais de você.


12 – Estude!

Sei que você está procurando este post, porque livros de fotografia são muito complicados (ou caros), porem estudar sobre é muito importante. Saber com os melhores tiram retrato pode te ajudar muito na composição em saber se expressar direito em fotos, então essa é uma dica muito importante e valiosa. Tenho certeza que você vai gostar muito de qualquer livro de fotografia que colocar em sua mão.


13 – Música

A música nos inspira, em um retrato às vezes ela acaba sendo fundamental, em nossa composição, em como vamos contar a história do retrato, tudo isso é importante. Quando artes se misturam uma coisa ótima pode acontecer, experimente!


14 – Crie conceito

Não finja olhar para o horizonte, crie um conceito em seus retratos, conceito na sua fotografia, assuntos, a história e ao criar uma curiosidade nada mais é do que princípio do conceito. E é necessário aprofundar isso cada vez mais, e só vai conseguir a partir de práticas e estudos.


15 – Roupa

A roupa deve ser escolhida com os seguintes princípios, você deve se sentir sensacional nela, é a única regra. Seja se sentir uma estrela, uma pessoa executiva, uma musa ou um Deus grego, se sinta feliz e importante usando roupas.


16 – Celular de última geração não é tão importante

Você até pode ter um celular de última geração, mas se você não souber como fazer suas fotos, seus retratos, não valera de nada para você, então não coloque sua mente nisso.


17 – Iluminação

A luz do dia é a mais adequada para se tirar fotos, recomendo a luz da manhã ou do pôr do sol, porque não são uma luz dura, deixara seu retrato mais natural e belo.


18 – Retrato nem sempre precisa ficar belo.

Às vezes um bom retrato é aquele interessante de se olhar, desse perguntar sobre, não estamos falando apenas de felicidade e tristeza, é uma linha tênue entre essas duas coisas, que nós podemos brincar com isso. O retrato precisa passar quem você é, precisa contar uma história, e nem sempre essa história é bela.


19 – Quebre regras!

A fotografia tem regras, fotos de retrato tem mais regras ainda, mas não quer dizer que você precisa seguir elas cegamente, aposte na sua intuição, e se você achar que foto ficou bonita ou interessante use-a.


20 – Felicidade

Você tem que terminar seu retrato, estamos felizes com o resultado, se você não se divertiu com seus retratos então algo está errado com suas fotos. REFAÇA SE DIVERTINDO!


21 – Profundidade de campo

Uma coisa muito legal em retratos é dar a profundidade de campo através do desfoque, nós sabemos que nem sempre conseguimos com o celular, por isso vou te passar alguns aplicativos que podem te ajudar:

Big Lens :O aplicativo, disponível tanto para aparelhos com sistema Android quanto para iOS, é pago, mas garante uma desfoque de câmera profissional.

Fabby: Aplicativo gratuito

Facetune: Aplicativo disponível para android com algumas funcionalidades pagas


22 – Filtros

Filtros podem realçar seu retrato com celular se usar com muita cautela, deixa sua foto preto e branco ou dar tonalidades mais suaves podem deixá-la mais bonita. É importante lembrar que nem todas as fotos precisam de filtro, então tome cuidado e principalmente divirta-se!


Conclusão

Ao seguir os conselhos mencionados acima, você pode aprimorar suas habilidades em fotografia de retrato e criar imagens que vão além do visual, transmitindo emoções, histórias e beleza autêntica. Lembre-se de que a prática é fundamental para aprimorar suas habilidades em fotografia de retrato, experimente e esteja aberto a aprender com suas experiências e a dos outros. Divirta-se fazendo as suas fotos com nossos conselhos.


Leia Também