O que é fine art?

De acordo com o Dicionário de Cambridge, o termo “fine art” se refere a um tipo de arte que é admirado pela sua beleza estética (sem um propósito prático definido).

Normalmente é expressado através de pinturas, esculturas e desenhos.

O conceito de “fine art” ou “belas-artes” surgiu no século XVIII associado à ideia de que um certo conjunto de suportes e manifestações artísticas  superiores às demais.

Até meados do século XIX, as academias classificavam as artes em basicamente dois tipos:

  • as belas-artes
  • as artes aplicadas ou artes secundárias

As belas-artes eram aquelas que, segundo o ponto de vista do período, possuíam a dignidade da nobreza. Já as artes aplicadas, devido ao fato de serem praticadas por trabalhadores, eram desvalorizadas. Assim, compunham as belas-artes: a pintura, a escultura, o desenho, a arquitetura.

O que é uma impressão fine art?

A impressão fine art é um tipo de impressão produzida com alta qualidade a partir de papéis especiais e uma impressora profissional.

Esses papéis também são denominados como “fine art”. Eles são compostos por fibras naturais (algodão ou alfa-celulose) e não são branqueados artificialmente com agentes ácidos, garantindo assim uma maior longevidade à impressão (a folha não ficará amarela).

A impressora deve apresentar um conjunto de fatores, tais como: alta resolução, maior espectro de cores, software mais avançado e utilização de tinta pigmentada – mais resistente à degradação causada pela luz.

Epson Stylus Pro

Quanto tempo dura uma impressão Fine Art?

As impressões podem durar aproximadamente:

  • 200 anos em ambientes de baixa luminosidade
  • 80 anos em exibição atrás do vidro/acrílico
  • 50 anos sem o vidro

Evidentemente, as tintas e papéis utilizados devem ser de origem controlada e obedecerem aos padrões de longevidade exigidos tais quais citamos acima.

Como fazer fotos fine art?

A arte é subjetiva por natureza. Sua definição pode variar de pessoa para pessoa. O que parece arte para um pode ser lixo para outro.

Depois da fotografia de rua, fotografia de belas-artes é o termo mais discutível.

Você encontrará muitos debates na Internet sobre sua definição. Isso tudo faz com que começar na fotografia fine art pareça assustador, e é por isso que criamos um artigo o levará por tudo que você precisa, de dicas a seguir a clichês a evitar.

Clique aqui para ver a matéria completa com 7 dicas de como fazer uma fotografia fine art.

Marcas e tipos de papel mais usados

Papel Fine Art

Marcas mais conhecidas

  • Hahnemuhle Matte Photo Rag
  • Canson Photo Rag
  • Moab Rag Bright Paper

Tipos de papel usados

  • Papel algodão Rag fosco
  • Papel fotográfico photo glossy
  • Papel fotográfico photo Luster
  • Canvas com base em algodão

Escrevemos uma matéria completa sobre os tipos de papeis fine art, clique aqui para ver:

Conheça mais detalhadamente os diferentes tipos de papel fine art

4 fatores fundamentais para uma boa impressão fine art

1. Papel de qualidade

A escolha do papel vai definir a vida útil de sua obra de arte. Um papel de qualidade (composto por alfa-celulose ou fibras de algodão) não irá amarelar com o tempo, já que passa por um processo de refinamento mais preciso e não é branqueado artificialmente com agentes ácidos. 

 

2. Tintas que não desbotam

Além de usar a tinta pigmentada (que não degrada com a luz) você deve optar por cartuchos originais ou de marcas de confiança em sua impressora. Um cartucho de tinta “alternativa” pode danificar as cabeças da impressora e alterar o perfil de cores da impressão.

 

3. Impressora profissional

Além da fidelidade de cores que a impressora consegue proporcionar na impressão (prefira impressoras com mais de 6 cabeças) é importante observar a resolução do equipamento. 

Impressoras com mais DPI´s (pontos por polegadas) apresentam maior densidade de gotas de tinta em um quadrado de 1 x 1 polegada, resultando em imagens mais detalhadas.

 

4. Calibragem

A calibração correta do monitor e da impressora são essenciais para que as cores que você vê na tela sejam iguais às da impressão. 

Como o monitor emite luz e a impressão reflete, é possível que essa diferença de luminosidade impacte na qualidade final da impressão. 

Recomendamos a utilização de um aparelho profissional (espectrofotômetro ) para realizar a calibragem. 

 

Foto vira quadro; instaarts

Fontes

canson-infinity.com

redcliffeprint.co.uk

robbiegeorgephotography.com