As câmeras modernas apresentam uma grande variedade de modos de disparo automático e semiautomático. A maioria deles se concentra em diferentes maneiras de expor suas fotos – no entanto, também oferecem opções para diferentes tipos de foco fotográfico.
Temos o foco manual e o automático, que possui subcategorias, tais como: contínuo para cenas em movimento, para assuntos mistos e de único disparo.
Nesta matéria explicaremos sobre cada um deles e em quais situações cada um pode ser melhor aproveitado.
Tipos de foco fotográfico
One Shot / AF-S
“One Shot”, traduzindo para português significa “um disparo”. Aqui, temos a categoria mais simples de foco automático.
Ele é voltado para cenas estáticas, como objetos imóveis, retratos ou paisagens. Neste modo, quando apertamos o botão do obturador até a metade, a câmera trava o foco no ponto principal da cena até que o disparo seja realizado.
Se você possui uma câmera Canon, esta modalidade será denominada como ONE SHOT; caso tenha uma de outra marca, o foco será denominado como AF-S.
AI Servo / AF-C
Nessa categoria, temos um foco automático voltado para cenas em movimento. Ele é bastante usado para fotografias que retratam meios de transporte e esportes.
Para que você consiga tirar fotos garantindo que o objeto principal seja focado é necessário mudar o drive mode da câmera para disparos contínuos.
Se você possui uma câmera Canon, esta modalidade será denominada como AI SERVO; caso tenha uma de outra marca, o foco será denominado como AF-C.
AI Focus / AF-A
Por fim, utilizamos essa modalidade de foco automático para cenas mistas, ou seja, que podem se mover a qualquer momento. Dessa forma, pode-se utilizar tanto disparos simples quanto contínuos.
Normalmente, as principais cenas retratas são compostas por animais ou crianças.
Se você possui uma câmera Canon, esta modalidade será denominada como AI FOCUS; caso tenha uma de outra marca, o foco será denominado como AF-A.
Quando usar foco manual?
Nem toda situação será propícia para se usar o foco automático.
Isso ocorre porque a câmera pode não ser capaz de encontrar o ponto focal corretamente.
Os principais cenários onde isso ocorre são:
- assuntos com muitos detalhes;
- baixa iluminação no ambiente
- altos níveis de ampliação (macrofotografia)
Deixar um comentário