Time lapse é uma técnica de cinematografia na qual se tira uma série de imagens do mesmo quadro em intervalos regulares; depois, é feita uma reprodução acelerada de toda a sequência. Seu objetivo é criar uma ilusão de movimento em alta velocidade.
Ela é mais comumente usada para capturar processos lentos, que normalmente não seriam muito visíveis ou interessantes se fossem observados apenas com o olho humano (exemplos: nascer e pôr do sol, o movimento das estrelas durante a noite, crescimento de plantas, etc).
No entanto, esta técnica também pode ser empregada para capturar movimentos rápidos e fazê-los parecer ainda mais rápidos (exemplos: cachoeiras e ruas movimentadas com carros e pessoas).
No vídeo abaixo temos o exemplo perfeito de como a técnica funciona:
Principais equipamentos para fotografar em time lapse
1. Câmera: Embora tecnicamente quaisquer câmeras ou smartphones possam ser usados para fotografar, é mais fácil de se trabalhar com câmeras DSLR ou sem espelho. Algumas delas possuem um intervalômetro embutido (ferramenta que será explicada abaixo).
2. Tripé: Um tripé é essencial para a fotografia time lapse, porque a câmera precisa ficar perfeitamente imóvel para enfatizar o movimento constante do seu tema escolhido e evitar fotos desfocadas.
3. Um intervalômetro: Um intervalômetro é um dispositivo externo (ou, em alguns casos, um software que você pode baixar na sua câmera) que informa à câmera para tirar fotos em intervalos específicos por um determinado período de tempo. Isso evita que você tenha que ficar ao lado do dispositivo e pressionar manualmente o botão do obturador a cada poucos segundos.
4. Filtros de densidade neutra: Os filtros de densidade neutra (ND) são como óculos de sol para câmeras – eles reduzem a quantidade de luz que passa pela lente sem alterar a temperatura da cor. Embora não sejam estritamente necessários para a fotografia time lapse, os filtros ND permitem mais flexibilidade com o manuseio do obturador, garantindo o uso velocidades mais lentas e ainda apresentar a mesma quantidade de luz.
5. Cartões de memória: Como essa técnica envolve tirar muitas fotos de alta qualidade consecutivas (de preferência no formato RAW, que não realiza compressões) ou fazer gravações, você precisará de muito espaço de armazenamento para guardar os arquivos.
Como fazer Time Lapse?
Existem duas formas de se implementar essa técnica:
A primeira envolve a câmera gravando vídeos normalmente em uma taxa de quadros mais baixa (1 ou 2 FPS). Este método é mais simples, indicado para quem não possui um intervalômetro.
Cuidado para não ativar o modo 4K, senão sua memória interna será rapidamente preenchida.
A segunda requer tirar uma sequência de fotos e combiná-las em um vídeo posteriormente. Este método é mais indicado se você desejar um resultado de mais qualidade e profissional.
Instale um intervalômetro externo se sua câmera não tiver o Time Lapse. Use-o para definir o número de imagens e os intervalos desejados. Depois de definir tudo, pressione o obturador e aguarde. A câmera irá parar de gravar assim que atingir o número de imagens pré determinadas por você.
Quantas fotos são necessárias e qual o intervalo correto entre elas?
Siga a seguinte fórmula:
Número de fotos / 30 = A duração do video (em segundos)
Na maioria das situações, um clipe com duração de 10 a 15 segundos é mais do que suficiente para um bom time lapse. Para isso, são necessárias entre 300 e 450 fotos. Se estiver em dúvida, erre para mais. Lembre-se de que você pode remover as fotos desnecessárias no pós processamento.
Quando você decidir o tema que será fotografado/gravado e souber a quantidade de fotos/duração do vídeo, você precisará decidir sobre o intervalo entre os disparos. O valor correto pode variar, seja por causa das condições de luz, seja por causa do assunto. Para acertar o intervalo, também temos uma fórmula:
Quanto mais rápido o movimento na cena, menor o intervalo e vice-versa.
Alguns exemplos são:
- Paisagem urbana (carros, pessoas andando): uma foto a cada um ou dois segundos;
- Paisagem com nuvens em movimento rápido: uma foto a cada três segundos;
- Paisagem sem nuvens, ou com nuvens movendo-se lentamente: uma foto entre 5 a 10 segundos;
- Foto noturna com lua cheia: uma foto entre 8 a 12 segundos;
- Foto noturna com estrelas: uma foto entre 20 a 30 segundos.
Pós-processamento
Os melhores softwares de edição para time lapse são: Lightroom e Photoshop.
Use o Lightroom para organizar suas imagens e aplicar edições em todas as fotos. Você pode até cortar o vídeo para a proporção correta. Em seguida, exporte os arquivos para o Photoshop.
No Photoshop, você precisará carregar as fotos na linha do tempo. Selecione todas elas, comece com 0,1 segundos e vá ajustando até atingir a velocidade adequada.
Imagens incríveis em time lapse
Você pode transformá-las em um lindo quadro.
Faça uma simulação com o tamanho e o tipo de acabamento para sua imagem aqui.
Créditos: Adrian Schwarz | Via Unsplash
Créditos: Casey Horner | Via Unsplash
Créditos: Fotis Fotopoulos | Via Unsplash
[…] Time lapse é uma técnica de cinematografia na qual se tira uma série de imagens do mesmo quadro em intervalos regulares; depois, é feita uma reprodução acelerada de toda a sequência. Seu objetivo é criar uma ilusão de movimento em alta velocidade.[17] […]