A regra dos terços é uma importante técnica de composição fotográfica.

É importante que você aprenda sobre ela, já que pode pode ser usada em quase todos os tipos de fotografia.

É claro que as regras nunca devem ser aplicadas cegamente, principalmente na arte, então pense nela mais como um “guia prático”, um ponto de partida, em vez de uma rígida imposição.

Nessa matéria vamos ver o que é a regra dos terços, como é utilizada, exemplos e situações onde ela não se aplica.

O que é a Regra dos Terços?

Trata-se de uma diretriz de composição centrada na divisão de uma imagem em 9 partes, com duas linhas verticais e duas horizontais.

Os elementos principais da foto devem estar o mais próximo possível em cima das linhas ou nos seus pontos de intersecção.

A imagem a seguir ilustra o que acabamos de explicar:

Regra dos Terços; Créditos: Martin Gommel.

Créditos: Martin Gommel | Via Flickr

As ideias por trás desta técnica são as seguintes:

1. Uma composição descentralizada aparenta ser mais equilibrada para o espectador. Ao posicionarmos os principais elementos da foto nas linhas de grade, conseguimos gerar um maior interesse tanto no enquadramento do assunto quanto no espaço negativo (vazio) da cena retratada.

A regra dos terços baseia-se na maneira como os humanos naturalmente veem as imagens. Estudos mostram que nossos olhos geralmente vão para um dos pontos de intersecção, e não para o centro da foto.

2. Caráter dinâmico. Composições que incluem o assunto principal bem no centro, geralmente, parecem muito estáticas. Não há nenhum lugar para que os olhos do espectador  possam “viajar”.

Essa técnica incentiva o dinamismo, onde é possível ver o foco da imagem e, em seguida, fazer uma viagem visual pelo resto da composição. Em outras palavras, temos uma experiência fotográfica mais envolvente.

Como aplicar a regra dos terços?

Ao enquadrar uma foto, imagine a cena dividida como ilustrado acima.

Pense em quais elementos são os mais importantes e tente posicioná-los nas linhas e intersecções da grade, ou próximo a elas.

Pode ser necessário se mover para obter a melhor composição.

Algumas câmeras têm uma configuração que insere automaticamente a grade da regra dos terços em sua foto. Isso ajuda a obter um posicionamento mais preciso.

Transforme imagens em quadros

Usando um software de edição

Você pode aplicar a regra dos terços nas suas fotos cortando-as num programa de edição.

Isso permite que você reposicione os assuntos importantes em sua imagem, movendo-os para posições mais agradáveis.

Softwares como Photoshop e Lightroom possuem ferramentas de corte integradas.

Ao selecionar essa opção, uma grade é gerada automaticamente no centro de sua imagem conforme você a corta, permitindo que você obtenha os melhores pontos de posicionamento.

Fizemos o corte na imagem abaixo:

Imagem recortada - Regra dos Terços

Exemplos práticos

A regra dos terços é muito versátil e pode ser usada em praticamente qualquer situação.

Separamos diferentes exemplos com sua aplicação:

Paisagens

Paisagem - Regra dos terços

Créditos: Icagiao | Via Getty

Imagens de paisagem costumam ficar melhores se o horizonte estiver na linha divisória horizontal superior ou inferior da grade.

Se o foco da composição estiver no solo (montanhas, edifícios, rios…), ele deve preencher os dois terços inferiores da foto; o terço superior ficará para o céu.

Caso contrário, se o foco for o céu (pôr do sol, noite estrelada…), o horizonte deve ocupar as duas linhas de grades superiores.

Retratos

Retrato - Regra dos terços

Créditos: Megan Leetz | Via Getty

Na fotografia de retrato, é recomendado posicionar o corpo ao longo de uma das linhas verticais.

Como vimos anteriormente, isso fornece um espaço para que o olhar do espectador possa viajar, impedindo que a foto passe uma sensação estática.

É importante lembrar que somos naturalmente atraídos pelos olhos das pessoas. Ao tirar a foto, tente fazer com que eles fiquem em uma das linhas de intersecção para dar à foto um ponto focal mais nítido.

Cenas em movimento

Cenas em movimentos - Regra dos terços

Créditos: Muskva | Via Getty

Ao fotografar cenas em movimento, preste atenção na direção em que o objeto principal está indo.

Deixe mais espaço na frente do que atrás. Isso gera uma sensação de dinamismo ainda maior (sempre respeitando as disposições das linhas de grade), já que podemos presumir apenas com um olhar para onde o assunto retratado irá se locomover.

Quando não usar a regra dos terços

A regra dos terços é uma ótima diretriz para composição, mas, assim como qualquer outra, quebrá-la pode gerar resultados muito interessantes em alguns casos.

Alguns exemplos são:

– Destacar a simetria de um objeto ou local.

– Fazer um objeto parecer maior e mais intimidante, colocando-o no centro.

Por do sol

Fontes