Conheça o esporte
Parece um pouco óbvio, mas para a fotografia esportiva, conhecer bem o esporte que se está fotografando é o primeiro passo. Antes de tudo, é essencial conhecer as regras, táticas e os movimentos mais importantes para aquela modalidade. Isso ajudar na previsão dos movimentos e na captura das melhores fotos, tanto da ação, quanto da emoção.
Um exemplo é a diferença entre ginástica olímpica e futebol, no futebol tudo está em constante movimento, então é necessário prever alguns movimentos ou progressões para tirar as melhores fotos, como o momento de um roubo de bola. Enquanto a ginástica olímpica tem pausas para as poses e impactos na plataforma que servem de impulso e precedem os saltos atléticos.
Fotografia esportiva: ferramentas e configurações
Esteja preparado para tudo, pois cada detalhe importa quando falamos de captar imagens em alta velocidade com riqueza de detalhes. Ter as ferramentas certas e as configurações ideais são essenciais para que você não perca o momento ideal ou capture uma imagem indesejada. Aqui vai algumas dicas sobre as peças e configurações que podem te ajudar nesse momento:
Lente
Dentro das várias ferramentas de uma câmera, a lente é fundamental para a fotografia esportiva, sendo assim, é recomendável usar uma lente de zoom telefoto para se aproximar dos atletas o máximo possível e captar imagens nítidas de longe, transmitindo toda a emoção e a tensão do momento, tanto do esportista, quanto do público.
Obturador
Para congelar o movimento dos atletas, captar a luz ideal e os detalhes da cena, use uma velocidade alta do obturador, como 1/1000 de segundo ou mais. Isso ajudará a garantir que as imagens fiquem nítidas e sem borrões, além da resposta automática da câmera para o seu clique, captando momento antes de tudo acontecer, como o pulo para o bloqueio da bola no vôlei ou a expressão de decepção quando o atleta não consegue marcar o ponto.
Apoio
Esse quesito é indiscutível, usar um tripé ou um monopé é necessário, ainda mais se estiver usando uma lente pesada, não só pelo cansaço físico, mas para estabilizar a sua câmera e evitar tremores que podem estragar a sua foto.
Modo de disparo contínuo
Como estamos falando de alta velocidade e a qualidade da foto, cada clique conta, por isso o modo de disparo contínuo te ajuda na capturar de uma sequência inteira daquele único momento. Isso aumenta suas chances de capturar a imagem perfeita.
Iluminação
Em ambientes esportivos, a iluminação pode mudar rapidamente, pois não estamos falando só de esportes ao ar livre que podem durar horas, até mesmo nos estádios fechados a iluminação pode mudar durante os intervalos, interações com o público ou até mesmo homenagens. Se informe sobre o cronograma do evento, fique atento aos rumores caso haja alguma surpresa e esteja preparado para ajustar as configurações da câmera ao lidar com mudanças de iluminação.
Enquadramento e pré-focagem
Pratique a pré-focagem em um local onde o atleta irá passar e, em simultâneo, pratique o enquadramento também. Aproveite o aquecimento, os momentos que antecedem o jogo, a entrada dos atletas para realizar os ajustes e verificar se tudo está na configuração ideal. Isso ajudará a garantir que a imagem esteja nítida e bem enquadrada.
Certifique-se de enquadrar a imagem para destacar o atleta, objeto ou o momento mais importante. Esteja atento ao desfoque do fundo, a centralização da cena e as melhores opções de enquadramento par ao momento, pois cada foto conta uma história a partir dos registros daquela partida.
Fotografia esportiva e seu impacto social
As fotos de esportes são usadas em publicações esportivas e materiais promocionais, tornando-se uma fonte importante de renda para fotógrafos e agências de fotografia, servindo também para a documentação e preservação da história do esporte, onde as imagens capturadas pelos fotógrafos registram momentos históricos e ajudam a contar a história de eventos esportivos passados que serão revisitados sempre que necessário.
Além disso, a fotografia esportiva também tem um impacto emocional significativo nos espectadores, não só pelas fotos de momentos emocionantes, como um atleta vencendo uma competição ou realizando um movimento impressionante, mas por servirem de inspiração e motivação para outras pessoas a entrarem no mundo dos esportes ou da fotografia esportiva e realizarem os seus sonhos.
Fotografia esportiva requer prática
Se você está interessado em fotografia esportiva, experimente fotografar diferentes esportes e ambientes para aprimorar suas habilidades e capturar momentos emocionantes que deixarão uma marca duradoura na história do esporte.
Lembre-se que, como em qualquer habilidade, a prática leva à perfeição, então pratique fotografando diferentes esportes em diferentes ambientes e situações para aprimorar suas habilidades em fotografia esportiva e expandir seus conhecimentos, na prática.
Deixar um comentário