Nessa matéria vamos explorar os diferentes tipos, qualidades e funções dos filtros para lentes fotográficas. O intuito é te ajudar a escolher o equipamento correto para seus objetivos e elevar seu trabalho a outro patamar.
O que são filtros de lentes fotográficas?
Os filtros de lentes fotográficas são acessórios acoplados à frente da lente de uma câmera, com o objetivo de proteger e alterar a quantidade, direção e o tipo de luz que entra no sensor do equipamento.
Eles permitem a criação de diversos efeitos, muitos dos quais não poderiam ser reproduzidos num software de edição de fotos durante o pós-processamento.
Os tipos mais comuns e populares de filtros são: ultravioleta (UV), polarizadores (CPL) e filtros de densidade neutra (ND). Abaixo veremos sobre cada um detalhadamente.
Filtro UV
Filtro polarizador
Filtro densidade neutra
Filtro UV
A luz ultravioleta pode dar às imagens tiradas por sua câmera um tom frio ou azulado.
o filtro UV ajuda a evitar que esse tipo de luz atinja o sensor da câmera. Portanto, ele pode auxiliar na captura de cores mais precisas em suas fotos.
Além disso, muitas vezes ele serve como proteção à lente da sua câmera.
Como esse filtro não altera as configurações internas do equipamento (ISO, velocidade do obturador ou abertura do diafragma), é possível deixá-lo “permanentemente” acoplado.
Caso você danifique a lente da sua câmera, será muito mais seguro se ela estiver reforçada com uma camada extra de vidro advinda do filtro. Como exemplo comparativo, pense numa película para a tela do seu celular.
Foto tirada sem o filtro UV
Foto tirada com o filtro UV
Filtros polarizadores
Um filtro polarizador (também conhecido como CPL), ajuda a reduzir ou eliminar reflexos de superfícies não metálicas, como água e vidro. Assim como acontece com os óculos de sol polarizados, um filtro CPL dá a sensação que você pode “ver” através do brilho da luz solar refletida.
A consequência do uso desse filtro é tornar as cores da cena mais precisas e saturadas.
Quando usar filtros polarizadores?
Caso a cena que você deseja fotografar inclua muito brilho e reflexos, por exemplo, céu, água, vidros, o filtro polarizador irá atenuar esse efeito da luz incidente nos objetos e fará com que as cores da imagem sejam as mais próximas possíveis da realidade.
Abaixo separamos duas fotos do mesmo cenário comparando o uso e o não uso do filtro polarizador.
Foto tirada sem o filtro polarizador
Foto tirada com o filtro polarizador
Filtro ND (densidade neutra)
Um filtro ND tem por objetivo diminuir a quantidade de luz que entra na câmera.
Ao fotografar em condições de grande luminosidade com esse filtro, você terá maior flexibilidade e controle sobre as configurações da câmera. Tanto em relação à abertura do diafragma quanto em relação à velocidade do obturador.
Quando usar o filtro ND?
Ao reduzir a luz que entra na lente, é possível criar muitos efeitos interessantes, muitos dos quais não seriam possíveis em condições de alta luminosidade. Por exemplo:
- Usar uma abertura do diafragma maior para capturar imagens com profundidade de campo mais rasa (efeito de separação entre o objeto e seu fundo).
- Usar uma velocidade do obturador mais lenta (para capturar longas exposições e desfoque de movimento por um longo período de tempo)
Se você já viu fotos de cachoeiras que têm um aspecto suave e desfocado, ou objetos em movimento, como pessoas ou veículos, sem dúvida esses efeitos foram alcançados usando um Filtro ND.
Foto tirada sem o uso de filtro ND
Foto tirada com o uso de filtro ND
Foto tirada sem o filtro ND
Foto tirada com o filtro ND
Deixar um comentário