Qual a diferença entre impressão UV e impressão convencional?

0
281

Impressão UV A impressão UV é bastante recente. Muitos bureaus de impressão agora oferecem impressão UV devido às suas muitas vantagens em relação à impressão tradicional. O processo de impressão é quase exatamente o mesmo para impressão convencional e UV; a diferença está nas tintas e no processo de secagem associado a essas tintas. A impressão offset convencional usa tintas solventes – que não são a opção mais ecológica – porque elas se evaporam no ar, liberando compostos orgânicos voláteis (VOC’s). Como essas tintas são eles são absorvidos pelo papel, as cores podem se tornar diluídas e menos brilhantes.

Dependendo do tipo e do gramatura dos papéis, a secagem pode adicionar muito tempo a cada trabalho. As tintas convencionais devem ser absorvidas pelo substrato em que são impressas, portanto, você não pode usá-las em materiais como plástico, papel alumínio ou acrílicos. As tintas UV secam através de um processo fotomecânico. As tintas são expostas a luzes ultravioleta à medida que são impressas, passando imediatamente de um líquido para um sólido com muito pouca evaporação de solventes e quase nenhuma absorção da tinta no papel. Então você pode imprimir em praticamente qualquer substrato quando usa tintas UV! Como secam imediatamente e liberam pouquíssimo VOC’s no ambiente, a impressão UV é considerada uma tecnologia verde, segura para o meio ambiente e deixando uma pegada de carbono quase zero.

As tintas UV secam no contato, dessa forma elas nunca mancham. E isso significa que, independentemente do tipo de papel que você use, nunca precisará adicionar revestimentos caros para proteger contra “esfregaços”. Além disso tudo, a tecnologia UV permite impressão tanto em materiais flexíveis, como lonas e adesivos, como em materiais rígidos tais como MDF, PVC, PVC expandido, vidro, acrílico, alumínio ou aço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here