Perfil ICC – Gerenciamento de Cores

Perfil ICC/ICM – Gerenciamento de Cores

Gerenciamento de cores para profissionais: perfis ICC/ICM

O objetivo de um sistema de gerenciamento de cores implementado consistentemente é garantir a reprodução mais autêntica possível de uma imagem, usando qualquer dispositivo de impressão. Para tanto disponibilizamos um perfil ICC/ICM para download.

Perfil ICC/ICM FineArt Canson

Geralmente, as visualizações em um monitor e os resultados da impressão não correspondem exatamente. Isso pode ser causado pelo fato de o monitor estar muito claro, sem a calibração ou o perfil corretos ou com hardware insuficiente.
Para garantir a melhor semelhança possível entre a representação do monitor e a impressão resultante, é necessário calibrar o monitor corretamente. Isto é feito usando uma ferramenta de calibração de monitor (colorímetro ou fotômetro espectral) ou com a ajuda de uma imagem de referência.
As configurações escolhidas durante o processo de medição são decisivas para garantir o gerenciamento de cores funcionais e se concentrarão em questões como o brilho e a temperatura de cor da amostra e o espaço de cores preferido a ser usado.

Na maioria dos casos, as seguintes configurações devem ser usadas:

Temperatura de cor 6500° Kelvin
Brilho 60-120 Candela/m²
Gama 2.2

Se o monitor estiver configurado corretamente, é possível visualizar uma simulação dos resultados da impressão antes de fazer o pedido. Essa simulação é chamada de “prova eletrônica” em programas de gerenciamento de cores.
Uma prova eletrônica é entendida como uma exibição colorimétrica de dados de impressão digital em um monitor calibrado e/ou perfilado. Esse procedimento requer perfis de exibição ICC, que descrevem o substrato a ser impresso de acordo com as propriedades de representação de cores e materiais e, portanto, permitem uma simulação no monitor.
A ativação opcional da simulação de papel branco permite que o tom da cor do papel não impresso seja fatorado na representação. Essa representação requer adaptação para o brilho e branco de referência no branco de papel simulado, que é melhor obtido no modo de tela cheia com todos os menus ocultos.
Uma prova eletrônica não apenas permite uma visualização dos resultados de impressão esperados, mas também, se necessário, a alteração de cores para o meio de impressão.

A prova de software no Adobe Photoshop funciona da seguinte maneira:

Baixe o perfil ICC/ICM

Instale o perfil no sistema operacional

No Windows – clique com o botão direito do mouse no arquivo> instalação do perfil
No OS X – ajuste manual

Localizações nos sistemas operacionais:
Mac OS 9 MacintoshHD: / pasta de sistema / pasta ColorSync
Mac OS X MacintoshHD: / Library / ColorSync / Profiles
Win 95, 98, 98se, ME C: / Windows / Sistema / Cor
Windows NT4 C: / winnt / system32 / color
Windows 2000 C: / winnt / system32 / spool / drivers / cor
Windows XP, Vista, 7 C: / windows / system32 / spool / drivers / cor

Inicie o Adobe Photoshop
Abra o arquivo a ser simulado
Menu> Visualizar> Configuração de prova> Personalizar …
Selecione o perfil em “Dispositivo para simular”
Não selecione “Preservar números RGB”
Prioridade de renderização “Colorimétrico relativo” com “Compensação do ponto preto”
Opcionalmente, você pode escolher “Simular a cor do papel”
Confirme o processo com OK
Sempre julgue suas cores no modo de tela cheia em um plano de fundo cinza sólido

A prova eletrônica agora está ativa para a foto.
Também pode ser útil mostrar o aviso de intervalo de cores (SHIFT + CTRL + Y). Isso destaca tons que estão fora do intervalo de impressão do papel. Isso possibilita otimizar intervalos de cores maiores para a faixa de cores do dispositivo de impressão específico.

Obs.: Se o perfil ICM não funciona em seu sistema, mude a extensão para ICC.