Um giclée é uma impressão de alta qualidade, usando as melhores práticas e a melhor impressora, tela e tinta da melhor qualidade disponível.


Origem da palavra giclée 

Giclée é um neologismo criado em 1991 pelo gravurista Jack Duganne para impressões digitais de arte feitas em impressoras a jato de tinta. O nome era originalmente aplicado a impressões de arte criadas numa impressora Iris modificada num processo inventado no final dos anos 80.

É derivado da palavra francesa gicler, que significa “esguichar ou borrifar”. Não se refere apenas à impressão em tela, mas também a reprodução de arte em papel.

Desde então, tem sido usado livremente para designar qualquer impressão de jato de tinta de arte, na maioria das vezes de arquivo. É frequentemente usado por artistas, galerias e gráficas para sugerir impressão de alta qualidade, mas como é uma palavra não regulamentada, não há uma garantia associada.

Giclée; O que é Giclée
Giclée

Existe alguma diferença entre impressão giclée e impressões em canvas?

A diferença está na origem da obra. Ao se imprimir uma obra já existente em um substrato original, esta será um giclée. Você pode reproduzir uma fotografia digital em um canvas e este não usará o mesmo nome.


Estas impressões valem alguma coisa?

Devido à sua alta qualidade e relativa raridade, um giclée de edição limitada é valioso em sua impressão inicial. Essas impressões também se tornam mais valiosas ao longo do tempo, à medida que o artista ganha cada vez mais reconhecimento e a edição da impressão se esgota.


Por que o giclée é tão caro?

O custo por impressão, no entanto, é muitas vezes maior que o das litografias. Felizmente, com esse custo, vem a capacidade do impressor de ajustar a cor e o contraste da imagem do giclée para ser mais fiel ao original de uma maneira que a litografia não consegue corresponder.


Uma impressão giclée é melhor que uma impressão artística?

A qualidade de uma impressão giclée é muito superior a todas as outras formas de impressão. De fato, quando feito corretamente, é o mais próximo que um artista pode chegar de combinar sua arte original em 2-D.

As impressões de arte giclée são produzidas em uma impressora de grande formato. Essas são impressoras semelhantes à que você usa no seu computador, com uma grande diferença, o resultado é uma cor mais rica e uma impressão mais próxima do original do que uma litografia. As impressões de arte Giclée são feitas com pigmentos minerais com qualidade museológica.

Orçamento Metal Print

Veja também