Se você tem algum interesse em atividades ao ar livre, provavelmente já pensou em fotografar paisagens. É difícil não se encantar com algumas imagens, como topos de montanhas, naturezas exuberantes ou lagos glaciais com um por do sol ao fundo, por exemplo. “Eu gostaria de estar lá agora”, é muito comum de se pensar.

Esse nicho fotográfico trata de uma maneira incrível de registrar e expor os lugares que você visita, lhe dando motivação para sair e explorar cada vez mais.

Como muitos não sabem por onde começar, uma vez que existem muitos detalhes ao redor desse assunto, selecionamos 6 dicas para capturar fotos incríveis de paisagens.

O que é fotografia de paisagem?

A fotografia de paisagem é considerada qualquer foto que mostre algum ambiente ao ar livre.

Embora muito semelhante, ela não deve ser confundida com fotografia de natureza.

As paisagens podem reunir diversos assuntos enquanto a outra, como o próprio nome diz, tem como foco a atenção para os detalhes da natureza.

1. Use lentes corretas

Existem dois tipos de lentes que são bastante úteis para fotografar paisagens: grande angular e teleobjetiva.

Uma lente grande angular possui um ângulo de visão mais amplo do que o olho humano. Isso permite que mais partes do cenário caibam no quadro de sua câmera, tornando a imagem muito mais realista.

Já com uma teleobjetiva você será capaz de fotografar os lugares mais distantes ou causar efeitos de desfoque ao fundo do assunto principal.

Fotografar paisagens; lentes

2. Use filtros adicionais

Assim como as lentes, existem dois filtros que são interessantes de serem usados ao se fotografar paisagens: polarizadores e ND (densidade neutra).

Um filtro polarizador ajuda a reduzir ou eliminar reflexos de superfícies não metálicas, como água e vidro. Assim como acontece com os óculos de sol polarizados, este equipamento dá a sensação que você pode “ver” através do brilho da luz solar refletida.

Assim, as cores da cena se tornam mais precisas e saturadas.

Já um filtro ND tem por objetivo diminuir a quantidade de luz que entra na câmera.

Ao fotografar em condições de grande luminosidade com esse filtro, você terá maior flexibilidade e controle sobre as configurações da câmera. Tanto em relação à abertura do diafragma quanto em relação à velocidade do obturador.

Se você quiser saber mais detalhadamente sobre esses acessórios, leia nossa matéria Filtros para lentes fotográficas: um guia completo.

fotografar paisagens; filtros

3. Invista em um tripé

Apesar de ser um pouco caro, vale o investimento.

Com um tripe você poderá tirar fotos com mais estabilidade (principalmente quando tratamos de longas exposições) e lançar mão de técnicas mais avançadas, como bracketing e empilhamento de foco.

É importante que você compre um que seja leve e compacto, para poder ser facilmente transportado.

Tripé

4. Escolha o momento do dia correto

Não existe um momento “ruim” para tirar fotos ao ar livre, mas, definitivamente existem algumas condições mais favoráveis ​​que podemos explorar para conseguir composições mais completas e satisfatórias.

Quando pensamos em fotografia de paisagem, aproveitar a famosa “Hora Dourada” costuma ser a melhor opção. Ela se refere a dois momentos: logo após o nascer do Sol e antes dele se pôr. Evidentemente, o céu deve estar relativamente claro, sem nuvens bloqueando o sol.

Nessas horas, há uma emissão de luz mais quente, avermelhada. As cores são mais vibrantes e o céu apresenta um belo gradiente de tons.

Se você quiser saber mais sobre quando tirar fotos ao ar livre, leia nossa matéria: Melhores momentos para tirar fotos ao ar livre.

5. Fique atento ao horizonte

Se você estiver consciente de sua postura é muito provável que evite esse erro.

Você pode verificar se seu horizonte está alinhado usando as próprias configurações internas da câmera, como a grade de exibição ao vivo.

Lembre-se de que é possível corrigir esse problema no pós processamento, mas, dependendo do nível de ajuste você acabará precisando cortar parte da foto e prejudicar a composição.

Horizonte

6. Insira uma pessoa no ambiente

Já sabemos que a fotografia de paisagem tem grande potencial para impressionar as pessoas, ainda mais quando retratamos um lugar pouco acessível / visto.

Se você inserir alguém no ambiente, quem aprecia a obra poderá ter uma noção de escala mais precisa, entendendo mais profundamente a grandeza do local.

Não se esqueça de que a pessoa precisa ter roupas que a destaquem do ambiente externo, senão ela não será notada.

fotografar paisagens

Conclusão

Além do retorno comercial, a fotografia de paisagem pode te proporcionar muitas aventuras e aprendizados.

Explorar novos locais, registrar o que poucos tem a oportunidade de ver ao vivo é gera uma ótima sensação.

Quanto mais você sair, praticar, conhecer outros ambientes, melhor será para o aprimoramento de sua técnica e crescimento de sua carreira. Por isso, aprecie o processo.

Veja também

Transforme imagens em quadros