Se você tem algum interesse em atividades ao ar livre, provavelmente já pensou em fotografar paisagens. É difícil não se encantar com algumas imagens, como topos de montanhas, naturezas exuberantes ou lagos glaciais com um por do sol ao fundo, por exemplo. “Eu gostaria de estar lá agora”, é muito comum de se pensar.

Esse nicho fotográfico trata de uma maneira incrível de registrar e expor os lugares que você visita, lhe dando motivação para sair e explorar cada vez mais.

Como muitos não sabem por onde começar, uma vez que existem muitos detalhes ao redor desse assunto, selecionamos 6 dicas para capturar fotos incríveis de paisagens.

O que é fotografia de paisagem?

A fotografia de paisagem é considerada qualquer foto que mostre algum ambiente ao ar livre.

Embora muito semelhante, ela não deve ser confundida com fotografia de natureza.

As paisagens podem reunir diversos assuntos enquanto a outra, como o próprio nome diz, tem como foco a atenção para os detalhes da natureza.

1. Use lentes corretas

Existem dois tipos de lentes que são bastante úteis para fotografar paisagens: grande angular e teleobjetiva.

Uma lente grande angular possui um ângulo de visão mais amplo do que o olho humano. Isso permite que mais partes do cenário caibam no quadro de sua câmera, tornando a imagem muito mais realista.

Já com uma teleobjetiva você será capaz de fotografar os lugares mais distantes ou causar efeitos de desfoque ao fundo do assunto principal.

Fotografar paisagens; lentes

2. Use filtros adicionais

Assim como as lentes, existem dois filtros que são interessantes de serem usados ao se fotografar paisagens: polarizadores e ND (densidade neutra).

Um filtro polarizador ajuda a reduzir ou eliminar reflexos de superfícies não metálicas, como água e vidro. Assim como acontece com os óculos de sol polarizados, este equipamento dá a sensação que você pode “ver” através do brilho da luz solar refletida.

Assim, as cores da cena se tornam mais precisas e saturadas.

Já um filtro ND tem por objetivo diminuir a quantidade de luz que entra na câmera.

Ao fotografar em condições de grande luminosidade com esse filtro, você terá maior flexibilidade e controle sobre as configurações da câmera. Tanto em relação à abertura do diafragma quanto em relação à velocidade do obturador.

Se você quiser saber mais detalhadamente sobre esses acessórios, leia nossa matéria Filtros para lentes fotográficas: um guia completo.

fotografar paisagens; filtros

3. Invista em um tripé