Blog thumbnail

Curso gratuito de fotografia com celular

Curso gratuito de fotografia com celular

Blog thumbnail in

Fotografia com celular: Curso gratuito!!

Com o avanço da tecnologia, os celulares estão cada vez mais modernos, com câmeras cada vez melhores, mas toda essa tecnologia não é tão importante se você não sabe fotografar com seu celular, por isso nós estamos fazendo este curso de fotografia com celular para que você consiga com tirar fotos profissionais sem precisar de uma câmera DSLR e sim de uma boa visão para compor a imagem. 

homem tirando foto da natureza com o celular

Introdução ao curso

Nesta postagem você poderá conferir técnicas profissionais para melhorar sua performance na fotografia com celular. Primeiro é preciso que esteja ciente que é necessário uma boa câmera no celular para bons resultados. Obviamente isso não é tudo, mas tenha certeza que irá contribuir para uma foto mais limpa e profissional.

O celular por si só já tem um potencial gigante e nas mãos de quem tem boas técnicas fotográficas isso pode evoluir em porcentagens absurdas. Estou aqui para te ajudar a desenvolver esse potencial e aumentar seus conhecimentos na área da fotografia com celular. 

Primeiros detalhes

Primeiro vamos analisar seu aparelho, coisas que precisamos visualizar para que tudo saia perfeito. Primeiro de tudo, limpe as lentes, mesmo que elas pareçam estar limpas. A limpeza das lentes dos seu celular tanto a frontal quanto a traseira, devem ser feitas usando álcool em gel e um paninho limpo, algo rápido e simples. 

Segundo, se assegure que as fotos saiam na maior resolução que seu celular permite, pois com isso não terá dificuldade de visualizar em computadores, nem problemas inesperados de qualidade da foto, então é importante que você verifique isso antes de começar.

E por último, mas não menos importante, preparar o ambiente é de extrema importância, pois nem sempre o ambiente é agradável, então se for possível tente preparar os elementos que irão compor a foto antes de fazer qualquer coisa.

Dica 1 : Segure o Celular com as duas mãos

Segure sempre o celular com as duas mãos. Isso dará mais estabilidade para a imagem e evitará aquelas fotos tremidas 

Composição

Isso mesmo, composição é tudo na foto! Nós humanos gostamos mais de algumas composições do que de outras, e o que vou passar para vocês é uma composição que você PRECISA usar… Sério, não é lei, mas as pessoas vão olhar para a foto e dizer “nossa que foto bonita”! Não custa tentar, não é verdade? 

A composição mais usada por fotógrafos é a regra dos terços. Alguns celulares ja tem as linhas (são 3 linhas com 4 pontos em interseção com essas linhas) onde o principal objetivo é tentar colocar as informações mais importantes dentro de um ou mais pontos desses 4 pontos de interseção. Seguindo isso você saberá melhor fotografia com celular

Composição de fotografia usando a regra dos três terços

Dica 2 : Horizontal ou vertical

A foto pode ser tirada na horizontal ou na vertical, não existe uma regra clara para isso, porém a minha dica é que faça os dois, tire fotos na horizontal e na vertical seguindo a composição escolhida.

Que haja a luz!

Para ter uma foto linda e de qualidade você precisa de luz, muita luz! Você precisa prestar atenção na luz do lugares e de onde a luz está vindo. Ficar a favor da luz é essencial para tirar fotos cada vez mais perfeitas e agradáveis, pois caso você fique contra a luz, o sensor da câmera ajustará de acordo com a claridade do ambiente e a foto ficará escurecida, criando um efeito indesejável. Então luz é MUITO IMPORTANTE. 

Dica 3: Luz sim! mas nem tanto...

Muita luz é bom, mas às vezes nem tanto. O excesso de luz pode criar sombras indesejadas no rosto das pessoas; a luz do meio dia por exemplo é muito difícil porque ela não cria contrastes, e o flash também pode ser um problema nesse caso pois pode tanto estourar a foto, quanto criar essas sombras indesejadas. Então saiba controlar a luz que chega na sua câmera do celular.

Foco

Anote isso por que é importante: “Objetos focados, fotos com qualidade”. O objeto principal da foto deve estar muito bem focado, tipo bem focado mesmo, isso é bem fácil de se fazer com o celular, mas deve ser feito com extrema cautela.

Cuidado com o Zoom

Zoom é realmente um dilema na vida de um fotógrafo de celular, pois com o zoom muitas vezes perdemos a qualidade da foto. O zoom pode sim ser usado, seguindo a composição, mas recomendo a você que não o utilize ou use somente um leve zoom em suas fotos quando não houver outra solução, pois ao usar este recurso a foto muitas vezes perde o foco e a nitidez. Então tome muito cuidado com essa opção.

Pós Produção

antes e depois da edição de imagens

Julgando que você realizou todas as etapas anteriores, agora iremos para uma das parte mais importantes do processo de fotografar que é a pós produção. Para isso você precisa baixar em seu celular um aplicativo de edição de imagens; eu recomendo para vocês o Photoshop Express ou o Snapseed, ambos podem ser baixados no Google Play ou na Apple Store.

Dica 4: Editar é fundamental

Não vivemos mais no século 19 ou 20 onde a foto era aquela foto e nada poderia mudar: alguma coisa saiu ruim, vai continuar ruim. A tecnologia evoluiu e com ela vieram os editores de foto, e vou contar um segredo para vocês… toda foto bonita hoje em dia é editada! Existem as exceções, é claro, mas garanto a vocês que 99,9% das fotos contam com trabalho de edição. Não poste nada sem antes de fazer um trabalho de edição na imagem.

Profundidade de campo

Profundidade de campo basicamente é aquele efeito borrado que normalmente você vê nas fotos. No Snapseed e no Photoshop é possível produzir esses efeitos com simples cliques, não irá ter exatamente o mesmo efeito que uma câmera DSLR, porém poderá dar um bom efeito para sua foto. 

Brinque com a luz

Luz é muito importante na foto, disso nós já sabemos, porém devemos editar também a luz nos editores, diminuindo ou aumentando até achar que esteja agradável.

Brilho, Saturação, Sombras e Afins

Como cada foto é diferente, não existe uma fórmula secreta para dizer o que ficará bom ou não. A melhor dica que posso dar é que você teste tudo durante a pós produção e veja se a foto fica melhor ou pior… você precisa ter um olhar clínico nesse caso.

Elementos desnecessarios

Você compôs a foto, fez tudo bonitinho, mas no momento que foi tirar a foto, passou uma pessoa atrás, pousou uma mosca, enfim as possibilidades são infinitas. Você vai jogar a foto fora por conta disso? Claro que não. 

Nesses aplicativos é possível remover imperfeições, pessoas, mosquinhas, etc… Em pequena escala são perfeitamente removíveis das fotos, sem você precisar estragar sua composição.

Corte! Se for necessário...

O ideal é que a foto não precise ser cortada, que a sua composição já seja perfeita como ela foi tirada, mas sabemos que nem sempre isso é possível. Por isso você deve saber cortar uma foto para postar, lembrando que é preciso manter a composição na hora do corte.

Filtros, saiba usá-los!

Filtros são realmente maravilhosos, dão um efeito fascinante. Saber misturar filtros é mais fascinante ainda, mas temos que manter a base do “menos é mais”. Colocar tudo dentro da foto pode acabar prejudicando, e tenho certeza que nós não queremos isso. Novamente temos que ter mais uma visão clínica e saber quais são os melhores filtros que podemos colocar na foto. A melhor forma de descobrir é testando, portanto use algum tempo experimentando as melhores combinações.

Conclusão

Com essas dicas, com toda certeza você será um fotógrafo melhor. O melhor aprendizado vem com os testes e tentativas, mas tendo isso como base, certamente seus trabalhos fotográficos gerarão frutos.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shopping cart

0

Nenhum produto no carrinho.

Hit Enter to search or Esc key to close